Notícias

SORRIR, mesmo que forçadamente, faz bem à saúde! Veja explicação científica

Compartilhe:     |  29 de agosto de 2020

Além de cativar, o sorriso tem o poder de mudar a perspectiva de como enxergamos a vida e nos faz sentir melhores. Cientistas descobriram que sorrir, mesmo para trabalhar os músculos faciais, deixa a mente mais positiva.

O estudo

Essa descoberta foi feita da seguinte maneira: pesquisadores da University of South Australia (Unisa), induziram, ou seja, “forçaram” o sorriso dos participantes com o auxílio de uma caneta colocada entre os dentes.

Depois eles analisaram as expressões faciais dessas pessoas e perceberam que a atividade muscular facial altera também as expressões corporais, gerando emoções positivas.

©University of South Australia

De acordo com o Dr. Fernando Marmolejo-Ramos, líder da pesquisa e especialista em cognição humana e artificial:

“quando os músculos dizem que você está feliz, é mais provável que você veja o mundo ao seu redor de uma forma positiva”.

Segundo ele, quando praticamos vigorosamente o sorriso estimulamos a amígdala, que é o centro emocional do cérebro e libera neurotransmissores que estimulam emoções positivas. Funciona como enganar o cérebro para que ele perceba estímulos felizes e, consequentemente, melhore a saúde mental.

Sorriso forçado

Esse estudo foi baseado nas descobertas do experimento do “sorriso falso”, ou seja, avalia as interpretações das expressões faciais usando o mecanismo da caneta entre os dentes. Além desse estímulo, foram utilizadas também imagens de vídeos tristes e felizes como estímulos visuais.

Com base nisso, o pesquisador Dr. Marmolejo-Ramos afirma que existe uma forte ligação entre ação e percepção. Isso significa que, mesmo que o sorriso seja falso, o cérebro transmite sensações positivas para o corpo, só pelos movimentos do rosto.

Bora colocar a caneta entre os dentes? O ideal é sorrir de forma espontânea, mas se isso não for possível, vamos “fingir” até que se torne um hábito positivo para o bem da nossa saúde mental!



Fonte: GreenMe - Eliane A Oliveira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais