Trilhas da Paraíba

Sousa

Compartilhe:     |  1 de julho de 2017

Sousa é um município brasileiro do Estado da Paraíba, principal localidade da microrregião homônima. Foi encontrado recentemente petróleo em seu território, ao serem furados poços em busca de água, mas a sua exploração ainda não começou.

 

Características

A localidade possui várias praças de acesso público. Um de seus maiores destaques é a festa da padroeira, realizada no mês de setembro, atraindo muitos turistas para a região. A estátua de Frei Damião também é um ponto turístico da cidade. A estátua foi construída pela grande admiração que o frade tinha pela cidade, visitando-a constantemente e sendo querido por toda a população. São muitos os devotos na cidade.

Na Terra dos Dinossauros

O “Complexo Turístico do Vale dos Dinossauros”, no município de Sousa, é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 Km².

Foi em 1897 que agricultores da região de Sousa encontraram pegadas muito grandes no leito seco do Rio do Peixe e logo se espalhou “causos” sobre bois e emas gigantes que corriam pela caatinga, mas foi à partir da década de 1970 que o Vale dos Dinossauros começou a ser estudado sistematicamente.

História

Durante o ciclo das entradas ao sertão, o território que forma o município de Sousa foi domínio da Casa da Torre da Bahia, de Teodósio e Francisco de Oliveira, donos dos vales constituídos pelos rios Peixe e Piranhas.

Os Irmãos Oliveira foram os primeiros fazendeiros do município após a devastação da área em 1723. O município fica situado em terras onde eram o Jardim do Rio do Peixe, pertencente a Francisco Dias e posteriormente, a sua mãe, Inácia de Araújo, doadora da sesmaria que ainda hoje constitui o patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios.

A fertilidade do terreno trouxe moradores que se interessaram no cultivo das terras. Assim, desenvolveu-se o povoado que, em 1730, já contava 1.468 habitantes, segundo informações do Cabido de Olinda.

Esse fato acabou levando Bento Freire de Sousa, residente na fazenda Jardim, a tomar a iniciativa de organizar um povoado que, entre 1730 e 1732, ergueu a primeira igreja, existente até hoje. Em homenagem ao fundador e primeiro administrador do município, a cidade passa assim a se chamar Sousa.

São Gonçalo – um Oásis no Sertão da Paraiba

São Gonçalo constitui-se uma região distrital da cidade Sousa, onde são desenvolvidas atividades agrícolas da cultura do coco, banana e outras culturas em áreas irrigáveis .
Também sedia a Escola Agrotécnica Federal de Sousa, possui um povo bastante hospitaleiro, sem falar de sua beleza natural, que já é um diferencial enorme na região sertaneja.

Onde fica

O Distrito de São Gonçalo esta Localizado a 15km da cidade de Sousa, de fácil acesso pela BR-230. Conhecido também como lugar onde se encontra a melhor ÁGUA de coco do mundo, devido a riqueza do seu solo e clima propício.

Por que ir

Lá, encontra-se um dos mais belos pontos turisticos do sertão paraibano, em especial o pôr-do-sol, que é um espetáculo à parte nos finais de tarde. Além da beleza do Açude de São Gonçalo, o turista também encontra às suas margens o Restaurante Mirante – construído sobre pedras da antiga casa de pólvora especializado em deliciosas receitas à base de peixes.
A religiosidade também está representada na gruta de Nossa Senhora de Lurdes, localizada também num ponto estratégico, onde se avista a beleza exuberante que a natureza proporcionou àquele lugar.

Quando ir

É recomendado visitar o distrito de São Gonçalo o ano inteiro, em especial nos dias de FOLIA MOMESCA – onde acontece o famoso Carnaval Molhado, com banhos de bica na praça central e apresentação de bandas que anima os foliões presentes.

Outra já famosa dica é o Festival do Coco que acontece no mês de novembro – com cursos e oficinas voltadas para o desenvolvimento da cultura do coco e da banana, concurso da escolha do Garoto e Garota do Coco, tenda eletrônica, atrações músicas locais, regionais e shows com grandes atrações nacionais.
 
Quem vai

Celebridade como Getúlio Vargas, e, mais recentemente, Kelly Key, Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano , Banda Raça Negra, entre outras personalidades, já estiveram em São Gonçalo, seja para negócios e ou diversão. Agora é sua vez de apreciar aquele lugar especial, e descobrir outros segredos de São Gonçalo.



Fonte: Espaço Ecológico - Overmundo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais