Notícias

Startup produz colágeno de origem não-animal

Compartilhe:     |  11 de outubro de 2018

A proteína é criada em laboratório através de fermentação e surge como substituta ao colágeno extraído de animais.

A Geltor é uma startup californiana empenhada em usar a biologia para aprimorar produtos tornando-os sustentáveis. A empresa conseguiu fabricar a colágeno sem utilizar animais. A proteína é encontrada na composição de alimentos industrializados, cosméticos e outros produtos.

Os fundadores da Geltor, Alex Lorestani e Nick Ouzounov, se conheceram na Universidade de Princeton. Lá, iniciaram experimentos com fermentação para produzir colágeno. Em um processo similar à fabricação de cerveja, os dois encontraram o caminho.

Carbono, nitrogênio e oxigênio passam juntos por um processo de fermentação microbiana. Quando o colágeno é extraído desse procedimento, pode ser usado na forma líquida ou ser transformado em pó e utilizado em diversos produtos.

O diferencial da invenção da Geltor para outras alternativas veganas que a indústria usa é que não se trata de um substituto para o colágeno, mas colágeno de fato.

Em abril de 2018, a Geltor lançou seu primeiro produto na feira In-Cosmetics Global em Amsterdã: o N-Collage Solution. A companhia vem crescendo rapidamente e atraindo altos investimentos.



Fonte: Anda - Marina Xisto



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

A surpreendente velha amizade entre um cão e um golfinho

Leia Mais