Evite o Desperdício

Startup que ajuda a reduzir desperdício de alimentos amplia leque de clientes

Compartilhe:     |  31 de janeiro de 2021

dendu-venda-alimentos

É comum ao longo do caminho das startups que seja necessário fazer ajustes de rota, principalmente quando o produto desenvolvido pela empresa é digital, como um aplicativo ou software. Mudanças no mercado e perfil dos usuários exigem que este tipo de produto seja frequentemente aprimorado por meio de testes de usabilidade, validações e mensuração de resultados.

No caso da startup Dendu, que conecta fornecedores e restaurantes de giro rápido para a negociação de alimentos e insumos que estão próximos à data de vencimento, a segunda onda da pandemia de coronavírus impôs alguns desafios e levou logo à reinvenção do modelo de negócio.

“Estamos nos reinventando como startup, principalmente por causa dos efeitos da pandemia e das medidas restritivas que foram adotadas em Curitiba, como o fechamento dos restaurantes aos domingos e o toque de recolher durante a semana em todo o Paraná. Isso impactou o nosso modelo de negócio, pois trabalhávamos basicamente com pizzarias. Tivemos que ampliar nosso foco e leque de clientes”, afirma Gabriel Maia Assis, CEO da Dendu.

Com essa mudança, a startup passou a atender mais segmentos do mercado de alimentação. A empresa faz a ponte entre fornecedores e restaurantes que precisam de alimentos por um custo mais acessível.

Planos para 2021 

Neste ano, a Dendu deve fazer uma testagem com diferentes públicos para avaliar os resultados. Com esses dados, a empresa poderá entregar uma plataforma que se adeque a diferentes perfis de clientes.

“Por causa dessas mudanças e imprevistos, nós alteramos nosso planejamento estratégico e agora estamos fortalecendo nossas operações com os parceiros, algo que deve ser feito entre janeiro e março”, informa Gabriel Dias, COO da Dendu.

Entre as novidades que a startup planeja para 2021 está a profissionalização de sua identidade visual, que passará por um processo de redesign. Além disso, a empresa lançará um novo site e um aplicativo, ambos com muita tecnologia e funcionalidades estratégicas para os negócios.

Dendu no Bom Gourmet Stage 

A solução desenvolvida pela Dendu visa reduzir prejuízos causados por alimentos e insumos que estão perto do vencimento ou possuem pequenas avarias. A proposta da empresa é ideal para a realidade dos pequenos negócios brasileiros do setor de restaurantes, bares e lanchonetes.

Ao conectar fornecedor e estabelecimento para a negociação desse tipo de produto, a solução evita o desperdício e o descarte de alimentos, além de permitir que os restaurantes comprem suprimentos por preços mais vantajosos. Em alguns casos, a economia chega a 40% em relação aos preços originais dos produtos.

A Dendu é uma das startups do programa de aceleração Bom Gourmet Stage. A iniciativa visa apoiar negócios inovadores no setor de food service e é desenvolvida pelo Bom Gourmet Negócios. A Gold Food Service; Jasmine; Connecty Pay; Compagas; Ouro Fino; e Paganini patrocinam o programa.

Para saber mais sobre a solução, acesse o site da startup.



Fonte: Gazeta do Povo - Bom Gourmet Stage



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais