Notícias

Substitua o copinho plástico por um modelo sustentável na hora do café

Compartilhe:     |  30 de junho de 2015

Um copo de café completamente reciclável, reutilizável, personalizável, durável e térmico. Parece impossível? Pois saiba que essa ideia já existe e está materializada. Trata-se do KeepCup, que promete unir sustentabilidade a um design inovador. Ele foi concebido em 2009, pelos irmãos australianos Jamie e Abigail Forsyth, como uma solução para os problemas dos resíduos causados devido ao grande número de copos de plástico descartados pelo mundo.

O design do KeepCup se assemelha ao tradicional copo descartável usado em vários países. O produto é capaz de manter um conteúdo quente por pelo menos meia hora. O resultado é um design leve, fácil de usar, resistente e atóxico, ou seja, não libera bisfenol-A (BPA) ou estireno, substâncias danosas à saúde humana, como comentamos aquiaqui, respectivamente.

A facilidade é percebida no seu uso e na manutenção do copo, já que o KeepCup pode ser usado no micro-ondas, na lava-louças e é compatível com a maioria dos porta-copos de carro e bicicleta. E para reciclá-lo, basta desmontá-lo e colocá-lo na lixeira destinada aos plásticos.

Sustentável

De acordo com seu fabricante, se considerarmos o impacto de uma unidade do KeepCup e fizermos a comparação com um copo plástico descartável comum, a inovação promove uma redução de 36% a 47% na emissão de gases que podem ser causadores do efeito estufa, uma redução de 64% a 85% no uso da água para sua fabricação, e uma redução de 91% a 92% de resíduos levados a aterros sanitários (já que o produto pode ser reutilizado muitas vezes).

Foi feita uma análise de ciclo de vida do KeepCup em comparação aos descartáveis. Os KeepCups utilizam metade do carbono, um terço do uso da água e metade da energia, comparado com os descartáveis e tendem a diminuir ainda mais durante o tempo de vida do produto.

O KeepCup tem um gasto enérgico consciente e foi criado levando em conta a soma total de energia necessária para todo o ciclo de vida de um produto, o que inclui extração da matéria-prima, transporte, manufatura, montagem, instalação, desmontagem, desconstrução ou decomposição.

São necessários 20 copos plásticos para produzir um KeepCup. Desde o seu lançamento, os fabricantes afirmam que 800 mil árvores foram preservadas, 26 mil toneladas de resíduos foram evitados e cerca de dois bilhões de copos deixaram de ir para aterros sanitários.

Ficou interessado? Clique aqui e veja como adquirir o produto.



Fonte: Equipe eCycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais