Dicas Ecológicas

Substitua o sabão pelo fruto de uma árvore

Compartilhe:     |  18 de agosto de 2019

Fruto do saboeiro pode ser utilizado até na máquina de lavar para limpar as roupas

Imagine fazer sabão para lavar roupas, xampu, sabonete e detergente com um fruto que limpa e faz espuma igualzinho ao sabão industrializado, com a vantagem de não gerar resíduos poluentes?

Isso é possível através de uma planta chamada sapindus saponaria, conhecida por vários nomes populares, sendo alguns deles: saboeiro, árvore-do-sabão, fruta-do-sabão, sabão-de-soldado, ibaró, jequitiguaçu, dentre outros. Essa planta é nativa das regiões tropicais das Américas e aqui no Brasil se desenvolve com mais facilidade na área que vai do Amazonas, passando por Goiás e Mato Grosso do Sul, em florestas pluviais e semidecíduas.

Por que o saboeiro limpa como sabão?
A substância responsável por fazer com que o fruto desta planta limpe como o sabão é a saponina, um glicosídeo que, ao entrar em contato com a água, forma espuma abundante e é muito usado como sabão por seus efeitos detergentes e emulsificantes.

As propriedades dessa planta já eram conhecidas pelas populações nativas, que utilizavam os frutos para tomar banho e também para amenizar coceiras. Isso porque, além de limpar, a fruta-do-sabão possui grande ação antifúngica.

Como usar a fruta-do-sabão?
Basicamente, existem duas maneiras de utilizar este fruto: in natura ou após a fervura em água. Quando utilizado da forma natural, basta colocar de oito a dez frutos em um saquinho de algodão, amarrar bem, e inserir direto na máquina de lavar. Para dar um cheirinho, é só acrescentar umas gotas de óleo essencial.

É possível também associar o uso do saboeiro com bicarbonato de sódio e vinagre. O vinagre pode ser usado para substituir o amaciante, pois é um ingrediente que ajuda a deixar as fibras do tecido mais macias, sem deixar cheiro.

Para preparar um sabão líquido, leve ao fogo 1 litro de água com 10 frutos e deixe ferver por, pelo menos, 20 minutos (você vai notar bastante espuma) e depois apague. Espere esfriar, coe e adicione um perfume – que pode ser do óleo essencial de sua preferência. Por se tratar de um sabão feito com um ingrediente natural, a sua validade é curta, portanto, o ideal é guardá-lo na geladeira. Você pode usar esse sabão para lavar as mãos, tomar banho etc.

É válido ressaltar que no caso de roupas e louças muito sujas ou engorduradas este sabão não trará um bom resultado. Mas para limpeza mais leve, ele cumprirá muito bem o seu papel.

Onde encontrar?
Geralmente a muda, os frutos e a semente podem ser encontrados em grupos nas redes sociais. Teve um que até criou um mapa, onde todos podem colaborar divulgando os locais onde é possível encontrar árvores de saboeiro. Existem também empresas especializadas em mudas que comercializam pela internet.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais