Notícias

Suecos desenvolvem imitação de salmão, uma opção sustentável, nutritiva e saborosa

Compartilhe:     |  9 de junho de 2020

Fundadores da startup Hooked, os suecos Emil Wasteson e Tom Johansson estão desenvolvendo alternativas ao salmão a partir de ingredientes de origem não animal. O produto deve ser comercializado já picado e pronto para consumo.

Segundo Wasteson e Johansson, a opção é sustentável, saborosa e tem valores nutricionais semelhantes ao do verdadeiro salmão. A iniciativa de criar uma alternativa ao peixe surgiu depois que a irmã de Johansson se tornou vegana e eles perceberam que não havia muitas alternativas aos peixes e aos “frutos do mar” na Suécia.

Além disso, as que foram encontradas estavam longe de conquistar o paladar de quem tem a memória gustativa como uma baliza. Outro ponto que pesou bastante é que a pesca excessiva está ameaçando muitas espécies, que hoje sofrem com a contaminação por microplásticos e mercúrio.

“Os consumidores podem saborear os produtos da Hooked sem nenhuma dessas consequências negativas”, disse Wasteson em entrevista ao Food Navigator.

O “salmão vegano” é baseado em proteína isolada de soja e algas marinhas. Recentemente a startup recebeu apoio da incubadora alemã ProVeg International, que está fornecendo apoio financeiro e ajudará a empresa a comercializar e distribuir seus produtos.

A princípio, os produtos serão oferecidos no mercado sueco. Se tudo correr bem, então serão distribuídos em outros países, principalmente em supermercados. Vale lembrar que a Hooked também está desenvolvendo imitações de atum e camarão.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais