Notícias

Sustentabilidade é fator decisivo para consumidor, diz pesquisa

Compartilhe:     |  6 de novembro de 2020

Você percebeu a quantidade de resíduos que a gente gera em casa diariamente? Talvez essa resposta fique mais fácil de ser dada nesse momento de pandemia da Covid-19, quando se passa mais tempo em casa do que na rua. Dos pedidos via delivery até os produtos escolhidos no supermercado, como as caixinhas de sucos e leites, existem várias embalagens que podem ser reaproveitadas sem impactar o meio ambiente e ainda contribuir socialmente com milhares de pessoas que vivem da reciclagem.

pesquisa Environment Research, produzida pela Tetra Pak, mostra que 86% dos brasileiros estão preocupados com as questões ambientais, tanto que a maioria dos entrevistados afirmou optar por embalagens e produtos sustentáveis.

Síndica de um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Selma Cipriano acaba de deixar a presidência da Associação de Moradores Bosque Marapendi, que costuma realizar iniciativas de limpeza e conscientização do Canal Marapendi, constantemente castigado por dejetos jogados em suas águas e margens. Desde março, ela conta que o lixo reciclável no condomínio em que é síndica mais que dobrou. “Imaginávamos que aumentaria, já que a maioria das pessoas aderiu ao isolamento social, mas fico feliz em perceber que as campanhas de conscientização que realizamos internamente surtiram efeito”, diz, referindo-se aos comunicados nos elevadores, mensagens pelo comunicador instantâneo do condomínio e pelo aplicativo da importância da separação do lixo e da coleta seletiva.

Selma e esses condôminos assinam embaixo dos 73% entrevistados pela pesquisa que afirmam comprar produtos sustentáveis para ajudar na preservação do meio ambiente e com as próximas gerações.

Sim, os consumidores estão mais conscientes. E não é só no condomínio da Zona Oeste do Rio. O estudo da Tetra Pak aponta que, nos últimos dois anos, 68% das pessoas ouvidas na pesquisa passaram a comprar produtos ambientalmente responsáveis. Cinquenta por cento dos consumidores estão mais preocupados com a comunidade que vive no seu entorno, 13 pontos percentuais a mais em relação a 2017.

Para a Diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul, Valéria Michel, o estudo representa um grande potencial para a conscientização socioambiental. “A pesquisa mostra que nossos investimentos ao fomento à cadeia da reciclagem e ao conceito de economia circular vão ao encontro às demandas do consumidor consciente. Deste modo, continuamos a considerar o menor impacto ambiental em todos os nossos processos.”



Fonte: G1 - Tetra Pak



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais