Notícias

Sustentabilidade inspira o desenvolvimento de novo produto da BASF

Compartilhe:     |  18 de julho de 2014

A resina AQA EFF tem origem no efluente proveniente de limpeza de vasos de produção e estocagem de polímeros. Novo produto pode ser utilizado como ligante de melhor durabilidade na solução destinada a pinturas de guias e postes de vias públicas. Prefeituras do Estado de São Paulo já utilizam voluntariamente o AQA EFF em praças e guias de ruas.
Por meio de uma nova tecnologia, desenvolvida inteiramente no Brasil, a BASF lança o AQA EFF, resina que utiliza como base o efluente proveniente da limpeza de vasos de produção e estocagem de polímeros. O novo produto já está sendo utilizado voluntariamente em muitas prefeituras, entre elas São José dos Campos e Taubaté, todas no Estado de São Paulo, como ligante para melhorar a durabilidade da cal destinada a pinturas de guias e postes de vias públicas.
A iniciativa tem impacto positivo nos quesitos econômico, social e ambiental. “Desenvolver produtos sustentáveis é à base de nosso futuro. O AQA EFF cumpre muito bem essa missão, pois transforma um resíduo, até então descartado, em produto comercial, com aplicações que impactam positivamente a vida das pessoas”, destaca Marcos Allemann vice-presidente de Dispersões e Pigmentos da BASF na América do Sul.
O AQA EFF foi desenvolvido no Complexo Químico de Guaratinguetá, onde são produzidas dispersões aquosas utilizadas como ligantes ou aditivos em vários segmentos da indústria. Antes, os efluentes gerados durante a fabricação de polímeros eram direcionados à estação de tratamento (ETE) da unidade, seguindo o processo tradicional de produção. Os custos com o tratamento desses resíduos eram altos e incluíam, além das despesas de tratamento, outras relacionadas à manutenção corretiva da estação, limpeza de tanques de equalização e também de disposição do material em aterros industriais.
Com o novo produto, a empresa aumenta a eficiência na estação de tratamento de efluentes, reduz os custos de manutenção e passa a gerar receita com a comercialização para a indústria da construção e como matéria-prima para outros materiais. “Foram mais de dois anos estudando o assunto, desenvolvendo a tecnologia e adequando o processo produtivo. O esforço valeu à pena, pois o AQA EFF pode ser utilizado também como ligante em tintas econômicas e formulações para supressão de pó”, afirma Eider Amorim Junior, gerente Dispersões e Pigmentos da BASF na América do Sul.
O desenvolvimento do AQA mostra o empenho da BASF em manter-se alinhada com a PNRS (Politica Nacional de Resíduos sólidos), na constantemente busca pela redução ou eliminação de resíduos em suas unidades.

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de € 72.1 bilhões em 2012 e contava com mais de 110 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).



Fonte: Mútua



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais