Notícias

Sustentabilidade nas cidades: conheça Capannori e seu exemplo de “Lixo Zero”

Compartilhe:     |  13 de agosto de 2014

Uma cidade europeia vem mostrando grandes avanços com relação à política de redução de resíduos. Capannori tem 45.800 habitantes, fica na parte central da Itália, localizada na província de Lucca, na região da Toscana. Atualmente, o município tem uma das maiores taxas de reciclagem e se comprometeu a zerar a quantidade de lixo enviado para aterros sanitários até 2020.

A iniciativa de Capannori é baseada em três conceitos: diminuição da geração de resíduos, reutilização e reciclagem. Para se chegar ao objetivo principal, em 2020, os italianos estão passando por um processo gradativo e bem interessante. Em 2007 foi assinado pela prefeitura da cidade a Estratégia Europeia de “Lixo Zero”. Entre 2005 e 2010 foi introduzido em todo o município o sistema de coleta porta-a-porta. Em 2012, foi implementada a “taxa do lixo” em alguns bairros do município.

Já entre 2005 e 2010, 82% do resíduo produzido pela cidade eram separados nas próprias casas das pessoas. Assim, apenas 18% eram enviados para aterros sanitários. Após a implementação da tarifa do lixo, em 2012, a porcentagem saltou para 90% nos bairros onde a política foi implantada.

É importante dizer que todas as decisões e reuniões sobre as políticas do lixo de Capannori foram realizadas em espaços públicos, para que a população também pudesse participar do projeto. O objetivo era envolver e escutar ideias da população local.

Outro passo importante da cidade italiana foi a inauguração do primeiro Centro de Pesquisa de Resíduos Zero na Europa. A ideia é procurar alternativas para se chegar ao “Zero Waste”, estudando o que é deixado na fração residual de lixo doméstico e comercial.

Atualmente, 99% dos habitantes separam os resíduos em suas próprias casas, em Capannori. Além disso, o município pode se orgulhar de 100% de sua coleta de lixo ser seletiva.

O objetivo final ainda não foi alcançado. Porém, dá para duvidar que em 2020 esta cidade de pouco mais de 45.000 habitantes irá conseguir criar uma cadeia perfeita para todo o lixo produzido? O Brasil tem muito a aprender com Capannori, a sustentabilidade nas cidades do país crescerá muito se seguido o exemplo dos italianos.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais