Notícias

Tanques e lagoas naturais do interior da paraíba: evidências da megafauna pleistocênica em seus interiores

Compartilhe:     |  19 de julho de 2020

O historiador e arqueólogo Juvandi de Souza Santos e o estudante de história Lucas Ramon Porto de Assis publicaram artigo científico sobre os tanques e lagoas naturais do interior da paraíba.

O principal objetivo deste artigo científico é o de mostrar os resultados de pesquisas realizadas em tanques e lagoas naturais no interior da Paraíba. Esses ambientes lacustres, quase sempre, são grandes depósitos de fósseis da megafauna pleistocênica, que vêm sofrendo processo de destruição. Preocupado então com essa característica, começamos a prospectar inicialmente essa região das sertanias da Paraíba objetivando georeferenciar e estudar esses ambientes e os fósseis neles contidos.

Nossa metodologia consistiu em buscar na literatura e através de relatos das comunidades residentes nas imediações desses locais, informações acerca da existência de fósseis e, também, materiais arqueológicos. Identificando esses locais, são realizados os levantamentos básicos sobre os tanque/lagoas e os materiais fósseis neles contidos, além, claro, da realização de atividade de Educação Patrimonial.

Neste artigo mostramos os resultados das análises obtidas em três tanques e uma lagoa natural, envolvendo o tamanho, fósseis identificados, presença ou ausência de materiais arqueológicos, grau de integridade dos fósseis, etc. Assim sendo, acreditamos que essas atividades de estudos desses ambientes naturais possam sofrer continuidade, sendo estendidas essas atividades para outros ambientes lacustres e de deposição aquática da Paraíba, bem como, para as outras mesorregiões do Estado.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra



Fonte: Revista Tarairiú



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais