Notícias

Tapioca com chia: inclua a combinação na dieta e acelere o emagrecimento

Compartilhe:     |  18 de novembro de 2020

Listamos cinco excelentes motivos para você não deixar a tapioca com chia de fora das suas refeições diárias. Você vai perder peso de uma vez por todas!

Está preparada para incluir a tapioca com chia no seu dia a dia? Essa combinação vai conquistar o seu paladar e ajudá-la contra os quilos extras. Saiba por quê!

Não incha

O glúten, presente nos pães e outros alimentos feitos com farinha de trigo, é uma proteína de difícil digestão para a maior
parte das pessoas. “Alguns autores citam que, provavelmente, todos nós podemos ter algum tipo de sensibilidade ao glúten,
em maior ou menor grau”, ressalta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Segundo ela, um dos sintomas de sensibilidade é o inchaço, em especial o abdominal. Portanto, o consumo da tapioca com chia ajuda a reduzir a sensação de estufamento causada por alimentos, como pães e outros à base de farinha de trigo.

É versátil

Toda preparada a partir da farinha de mandioca, a tapioca é resultado de uma massa neutra, que pode ser servida tanto com recheios doces quanto salgados. A tapioca com chia, que é acrescentada na massa durante o preparo, não altera o sabor e combina com qualquer tipo de complemento, além de acrescentar bons nutrientes e ajudar na promoção da saciedade. Sua versatilidade também se estende ao consumo, pois ela é indicada para o café da manhã e para os lanches intermediários.

100% nacional

Os famosos beijus (como também é conhecida a tapioca) são uma herança da culinária indígena e, até mesmo os portugueses, que tinham na mesa a farinha de trigo quando vieram ao Brasil, preferiam a farinha de mandioca, devido ao seu sabor incomparável. O prato é mais conhecido e consumido nas regiões Norte e Nordeste, mas está ganhando cada vez mais adeptos nos quatro cantos do país.

Prática no preparo

Simples de fazer, ela é composta por apenas dois ingredientes: goma de mandioca hidratada (ou polvilho) e chia. O segredo da tapioca fininha e crocante, perfeita para quem quer se alimentar com saúde sem extrapolar nas calorias, é a peneira. Portanto, basta peneirar uma porção de goma de tapioca hidratada em uma frigideira aquecida sem óleo e acrescentar a chia, que a mistura estará pronta em poucos minutos. Em seguida, coloque o recheio de sua preferência e se delicie!

A tapioca com chia é pouco calórica

“Considerando que não vai gordura nenhuma em seu preparo, esse é um carboidrato relativamente pouco calórico”, ressalta a nutricionista clínica e esportiva Bruna Quaglio, de São Paulo. Para quem está numa dieta de emagrecimento, a recomendação dos profissionais é não ultrapassar 2 colheres (sopa) rasas de goma da tapioca com chia hidratada por dia – que daria uma tapioca pequena – e, claro, ficar de olho no recheio. “Essas duas colheres rasas forneceriam, em média, entre 60 e 70 calorias”, afirma a nutricionista e personal diet Thais Villaça, do Rio de Janeiro.



Fonte: Metrópoles



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais