Notícias

Tartaruga-de-couro, espécie ameaçada, faz desova em Arroio do Sal (RS)

Compartilhe:     |  17 de janeiro de 2021

Uma tartaruga de couro, espécie ameaçada de extinção, foi flagrada desovando na beira da praia de Arroio do Sal, no Litoral Norte do RS, na última semana.

Segundo o Maurício Tavares, biólogo do Ceclimar, foi a segunda vez que a espécie colocou ovos no Rio Grande do Sul. A espécie faz parte do grupo das maiores tartarugas do mundo, podendo pesar, em média, 400 kg e medir até 1,78 m de comprimento e podendo colocar até 100 ovos.

“A desova de tartarugas não é comum no Sul do país mas, no caso desta espécie, esta não é a primeira vez que acontece fora de rota.  Já foram registradas no Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, que no Paraná elas continuam voltando ao longo das temporadas.  Pode ser que outras tenham ocorrido por aqui sem registros, porque é algo muito difícil de detectar”, informou o biólogo para o GaúchaZH.

O grupo de biólogos da região, Ceclimar e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade foram acionadas.

“Escavamos para fim de comprovação e coleta de três ovos que serão monitorados em laboratório para termos uma ideia de quando deverá ocorrer a eclosão dos demais” conta Tavares.

O nascimento das tartarugas deve acontecer em dois a três meses.

Equipes da prefeitura sinalizaram temporariamente o local onde a tartaruga-de-couro desovou. Segundo Luiz Carlos Schmitt, secretário municipal do Meio Ambiente, um isolamento adequado será providenciado e todas as medidas necessárias serão tomadas para preservação do local.



Fonte: Anda - Gabriela



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais