Uma tartaruga de couro, espécie ameaçada de extinção, foi flagrada desovando na beira da praia de Arroio do Sal, no Litoral Norte do RS, na última semana.
Segundo o Maurício Tavares, biólogo do Ceclimar, foi a segunda vez que a espécie colocou ovos no Rio Grande do Sul. A espécie faz parte do grupo das maiores tartarugas do mundo, podendo pesar, em média, 400 kg e medir até 1,78 m de comprimento e podendo colocar até 100 ovos.
“A desova de tartarugas não é comum no Sul do país mas, no caso desta espécie, esta não é a primeira vez que acontece fora de rota. Já foram registradas no Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, que no Paraná elas continuam voltando ao longo das temporadas. Pode ser que outras tenham ocorrido por aqui sem registros, porque é algo muito difícil de detectar”, informou o biólogo para o GaúchaZH.
O grupo de biólogos da região, Ceclimar e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade foram acionadas.
“Escavamos para fim de comprovação e coleta de três ovos que serão monitorados em laboratório para termos uma ideia de quando deverá ocorrer a eclosão dos demais” conta Tavares.
O nascimento das tartarugas deve acontecer em dois a três meses.
Equipes da prefeitura sinalizaram temporariamente o local onde a tartaruga-de-couro desovou. Segundo Luiz Carlos Schmitt, secretário municipal do Meio Ambiente, um isolamento adequado será providenciado e todas as medidas necessárias serão tomadas para preservação do local.
Fonte:
Anda - Gabriela