Notícias

Tartarugas são encontradas mortas com óleo nos corpos no RN

Compartilhe:     |  29 de outubro de 2019

Já foram encontrados 14 animais atingidos pelo óleo no litoral potiguar

Duas tartarugas foram encontradas mortas, com óleo nos corpos, no domingo (28), na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta (RN). A região voltou a ter registros do óleo no final de semana.

Os corpos foram retirados do local pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O professor Flávio Lima, que coordena o projeto, explicou que os animais eram da espécie tartaruga-verde. “Não eram filhotes, mas animais ainda jovens”, disse ao G1.

Na segunda-feira (28), outro animal da mesma espécie foi encontrado na Praia do Meio, em Natal. Ele não tinha, no entanto, óleo no corpo.

Até o momento, segundo o coordenador, já foram encontrados 14 animais atingidos pelo óleo no litoral potiguar desde setembro – sendo 13 tartarugas e uma ave. Cinco estavam vivos e nove mortos. O número é superior ao divulgado pelo Ibama em 20 de outubro. O órgão alegou que apenas oito tartarugas oleadas haviam sido encontradas no estado. Animais mortos sem manchas de óleo não foram contabilizados.

De acordo com o projeto, apesar de ter sido encontrada viva, a ave morreu dias depois do resgate.

Filhotes de tartaruga também foram resgatados, em uma ação preventiva. Eles nasceram na praia da Redinha, em Natal, e serão devolvidos à natureza em breve. “A expectativa é soltá-las ainda essa semana”, afirmou o professor.



Fonte: Anda - Mariana



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais