Notícias

Tecidos encerados substituem o plástico filme na cozinha para acondicionar alimentos

Compartilhe:     |  29 de agosto de 2019

Comum nas cozinhas brasileiros, o plástico filme é usado para acondicionar alimentos, especialmente os que são levados à geladeira. De uso único, dificilmente é reaproveitado, indo parar em aterros sanitários (na melhor das hipóteses) ou na natureza, poluindo rios e prejudicando várias espécies de animais. Em dois anos no mercado, a marca Keep Eco surgiu como uma opção para quem quer evitar o uso de descartáveis em casa: os panos encerados.

O produto foi pensado para substituir o uso de plástico filme ou papel alumínio no acondicionamento de alimentos. Ele é feito de tecido 100% algodão e uma mistura de cera de abelha e de outras resinas. Lavável, pode ser usado inúmeras vezes e tem duração de até um ano. Ao fim de sua vida útil, o Keep pode ser descartado sem culpa em uma lixeira ou pode ser destinado à compostagem, onde se transforma em adubo para hortas e jardins.

Segundo estimativas da empresa, com a venda de mais de 11 mil unidades do Keep, foi possível evitar o uso de, pelo menos, 430 mil metros de plástico filme, em caso de uso duas vezes por semana.

Embalagem Keep Eco tampando travessas de alimentos

A embalagem dispensa o plástico filme | Foto: Divulgação

“Desde que iniciamos a empresa, em 2017, vendemos o equivalente a 4.133 metros de plástico filme. Se cada peça vendida for usada uma vez por semana, o plástico economizado equivale a 215 mil metros. Se usado ao menos duas vezes, já se economizou quase meio milhão de metros de plástico descartável”, informa Carla Viero, que elaborou o produto de forma pioneira no país em parceria com seu marido, Lucas Bastos.

A ideia se espalhou

A economia de plástico nos lares Brasil afora é ainda maior se forem consideradas outras marcas que entraram no mercado após o surgimento da Keep Eco. Com o aumento da conscientização sobre a necessidade de se evitar a poluição plástica, o produto acabou tendo ótima aceitação entre os brasileiros. Para o casal de gaúchos, a concorrência é saudável.

“Vemos esses concorrentes com bons olhos. Tem uma galera ganhando dinheiro honestamente com um negócio que não existiria, ou demoraria a existir, se a gente não tivesse começado a investir nesse produto, que já era produzido fora daqui. Além disso, sabemos que mais pessoas ofertando o produto, são mais pessoas comprando-o e menos plástico indo parar no meio ambiente”, acrescenta Lucas.

Pote tampado com tecido encerado da Keep Eco

O tecido é bastante versátil, podendo ser usado de diversas formas | Foto: Divulgação

Um aliado na conservação de alimentos

O Keep pode ser usado para cobrir pratos, pedaços de frutas ou legumes que sobram das receitas e são guardados na geladeira. Também serve para envolver sanduíches ou lanches para levar à escola ou ao trabalho, pães frescos que vão ao congelador e serve até mesmo para embalar barras de sabonete levados na mala de viagem. O utensílio pode substituir ainda as embalagens descartáveis na pesagem de produtos a granel, como queijos.

Além de durar vários reusos, o Keep também ajuda na conservação dos alimentos. A fina película que envolve o algodão é respirável, mantendo o alimento hidratado dentro da embalagem. “Isso permite que o alimento respire e troque o ar com o ambiente externo, o que é ótimo para conservação”, diz Lucas.

“Ele funciona em uma lógica semelhante à da natureza, como fazem as cascas de frutas, cascas de ovos e até mesmo da nossa pele. E falando em conservação, lembramos que a cera de abelha tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a preservar os alimentos por mais tempo”, finaliza.

Junto a essas vantagens, o produto é confeccionado em diversos modelos de estampas coloridas, decorativas e que dão um ar mais alegre na cozinha ou geladeira. Também possui um aroma agradável, fruto das matérias primas usadas na sua fabricação. A higienização para reuso é muito simples: basta limpar suavemente com uma esponja macia, água fria e deixar secar à sombra.

Pano encerado da marca Keep Eco embalando uma maça
O Keep Eco é eficaz para embrulhar frutas para viagem | foto: Divulgação

O produto é vendido em lojas espalhadas por todo Brasil e pode ser adquirido também pelo site da empresa.



Fonte: CicloVivo - Mayra Rosa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais