Notícias

Telescópio espacial Hubble registra verão no polo norte de Saturno

Compartilhe:     |  25 de julho de 2020

Um novo registro do Hubble, da Nasa, mostra como é o verão no hemisfério norte de Saturno, planeta a 1,4 bilhão de quilômetros da Terra. A imagem foi captada pelo telescópio no última dia 4 de julho.

O Hubble também conseguiu captar uma leve neblina avermelhada sobre o hemisfério norte de Saturno. Segundo a Nasa, isso provavelmente se deve ao aquecimento causado pelo aumento da luz solar, alterando a circulação atmosférica.

A atmosfera de Saturno é composta principalmente de hidrogênio e hélio, com um pouco de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos, que lhe conferem a cor marrom-amarelada.

“É incrível que, ao longo de alguns anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno”, disse, em nota, a pesquisadora Amy Simon, do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa, nos Estados Unidos. Por outro lado, o polo sul, que agora está visível, possui uma tonalidade azul, refletindo mudanças no planeta também no inverno.

Os anéis de Saturno são feitos principalmente de gelo, com tamanhos variando de pedaços minúsculos agigantes. Alguns cientistas acreditam que eles são tão antigos quanto o planeta, que tem mais de 4 bilhões de anos. Mas como os anéis são muito brilhantes, outra teoria é que eles podem ter se formado durante a era dos dinossauros aqui na Terra.

A imagem capitada pelo Hubble faz parte do projeto Legado de Atmosferas de Planetas Externos (OPAL). O OPAL está ajudando cientistas a entenderem a dinâmica atmosférica e a evolução dos planetas gigantes de gás do nosso Sistema Solar.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais