Notícias

Telhado verde não é a alternativa mais ecoeficiente para cobertura de residências

Compartilhe:     |  17 de junho de 2015

A Fundação Espaço ECO®, organização que atua como um Centro de Excelência em Socioecoeficiência, desenvolveu um estudo que comparou três alternativas de coberturas de telhados para residências: o Telhado de Cerâmica, o Telhado Verde (Green Roof) e a cobertura com manta reflexiva (Cool Roof).

O objetivo foi verificar a alternativa que apresenta o melhor equilíbrio entre desempenho econômico e ambiental para cobrir uma área útil de 63,5 m² de uma residência, mantendo uma temperatura interna de 24°C por 30 anos. Para isso, foi desenvolvida uma Análise de Ecoeficiência que compara processos e produtos baseando-se na Avaliação de Ciclo de Vida (NBR ISO 14040).

Os resultados da Análise de Ecoeficiência demonstram que a cobertura com manta reflexiva é a alternativa mais ecoeficiente. Devido a sua propriedade refletiva, seu desempenho ambiental no isolamento térmico foi melhor, uma vez que o calor transmitido por radiação não é absorvido pela cobertura da casa, reduzindo assim o consumo de energia elétrica para seu resfriamento e mantendo o conforto térmico dentro da residência. Esta alternativa também foi a melhor no aspecto econômico devido a seu baixo custo de instalação, manutenção e operação, já que reduz o consumo de energia elétrica.

Confira os resultados da análise no infográfico abaixo.



Fonte: Consumidor Consciente



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais