Notícias

Tenha noites tranquilas e confortáveis mesmo com as altas temperaturas!

Compartilhe:     |  11 de outubro de 2020

Descansar nos dias mais quentes pode ser um sofrimento e tanto para muita gente. Isso acontece pois as altas temperaturas são responsáveis por elevar as nossas frequências cardíaca e respiratória, dilatando os vasos sanguíneos e nos fazendo transpirar mais.

Dicas para dormir melhor no calor

Confira 7 dicas simples para dormir melhor no calor
Foto: Shutterstock

Reduza a luminosidade

Dormir com as janelas abertas pode ser útil para refrescar o quarto no calor, entretanto, é preciso ter cuidado para que o excesso de luzes não atrapalhe seu repouso. A entrada da claridade pela manhã, inclusive, pode deixar o cômodo ainda mais quente. Outra dica é apostar em cortinas blackout ou até mesmo máscaras de dormir.

Adote hábitos relaxantes

Leitura, meditação e ouvir músicas relaxantes são boas formas de preparar o cérebro para a hora de dormir. Adotar uma rotina noturna faz com que o corpo vá se acostumando com a ideia de pegar no sono, especialmente se ela for composta por momentos tranquilos e que se repitam na mesma ordem diariamente.

Nada de checar o celular

Você já deve ter ouvido falar que utilizar o celular ou deixar a televisão ligada antes de dormir podem atrapalhar as suas noites de sono. Sabia que existem pesquisas científicas que comprovam esse fato?

De acordo com um estudo publicado pela revista científica estadunidense PLOS ONE, a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é responsável por retardar a liberação de melatonina, considerada o hormônio do sono. Consequentemente, visualizar as notificações do smartphone antes de fechar os olhos poderá prejudicar muito o seu descanso.

Tome um banho caprichado

Apostar em uma boa ducha antes de dormir irá te ajudar a descansar melhor no calor. Ao fazer isso, você contribuirá com o processo de termorregulação natural e ainda proporcionará uma maior sensação de relaxamento ao corpo. Uma delícia! Sabemos que a ideia de um banho mais gelado é tentadora, mas tente manter uma temperatura confortável entre morna e fria, principalmente no período da noite.

Escolha os tecidos certos

Pode parecer exagero, mas a roupa que você usa para dormir faz toda a diferença na qualidade do seu sono. Tecidos como algodão, linho e seda são os mais indicados para os dias quentes, pois não esquentam muito o corpo e permitem a circulação de ar. Por outro lado, os materiais sintéticos favorecem o suor e comprometem o descanso.

Além dos pijamas, a recomendação também vale para os lençóis, fronhas e cortinas. Na hora de comprar esses itens, dê preferência para as cores claras, que retêm menos calor. Os tecidos do travesseiro e do colchão também merecem atenção, sendo mais recomendados os de fibras naturais e espuma de gel. Alguns produtos, inclusive, já contam como uma tecnologia para amenizar a temperatura e fazer com que você durma melhor no calor.

Evite se exercitar à noite

A prática de exercícios físicos é fundamental para todas as pessoas e em todas as idades. Porém, para dormir melhor no calor, o ideal é realizar essas atividades durante o dia. Isso porque elas atuam “acordando” as nossas células, fazendo com que trabalhem de maneira acelerada para queimar calorias, além de nos agitar mais.

Caso a sua rotina não permita a prática no período da manhã ou da tarde, então, busque por atividades mais relaxantes para fazer à noite, como ioga e alongamento.

De olho na alimentação

Ingerir os alimentos corretos também está relacionado à qualidade do seu sono, especialmente nos dias mais quentes. Na hora do jantar, que deve ser feito até 2 horas antes de dormir, dê preferência para refeições mais leves e saudáveis. Carnes e comidas gordurosas, por exemplo, irão atrasar seu metabolismo e digestão e, assim, gerar mais calor para o corpo.

Além disso, chás que contenham cafeína, refrigerantes e café podem prejudicar seu sono. O álcool, apesar de trazer a sensação de relaxamento, também não é recomendado antes de dormir. A ingestão de bebidas alcoólicas te leva a acordar diversas vezes ao longo da noite.

Agora que você já sabe como dormir melhor no calor, coloque essas dicas em prática na sua rotina e tenha noites cheias de conforto!



Fonte: Alto Astral



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais