Evite o Desperdício

Ter planejamento na cozinha ajuda a evitar desperdício de alimentos

Compartilhe:     |  17 de novembro de 2019

Evitar o desperdício de alimento não interfere apenas no bolso. Muitos alimentos que acabam parar nas lixeiras das casas podem ser utilizados e possuem valor nutricional. A dica é buscar informação, fazer um planejamento desde a compra até a forma de estocar e usar a criatividades.

“Tudo o que planejamos conseguimos executar melhor. Isso também é válido para as compras do supermercado. Fazer uma lista ajuda a evitar a compra desnecessária e consequentemente o desperdício”, destaca a nutricionista Deise Baldo.

A profissional declara que para evitar desperdício é preciso ‘dominar o ambiente’, ou seja, estar atendo aos produtos perecíveis e não perecíveis, bem como a data de valida e todos os alimentos que estão na geladeira. Deise comenta que ao elaborar um cardápio semanal a pessoa precisa pensar naquilo que já tem na dispensa para depois ir ao supermercado.

ATENÇÃO COM OS ALIMENTOS – “Primeiro vemos os alimentos que já temos em casa e colocamos no topo da lista aqueles que são perecíveis ou com o prazo de validade próximo ao vencimento. Vale lembrar que a data de validade dever sempre ser observado no ato da comprar para evitar desperdício. Com essa separação conseguimos pensar em receitas que devem conter esses produtos”, comenta.

Em relação aos produtos dentro do prazo de validade, aqueles que podem ‘esperar na dispensa’, ela cita que a dica é armazenar de maneira correta, ou seja, em locais secos e em recipientes bem vedados. Uma dica da nutricionista é separar em potes as quantias que serão usadas durante a semana para facilitar o processo.

PERECÍVEIS – “A geladeira é um local úmido. Não podemos ter a ilusão que basta colocar lá dentro e pronto, o alimento vai durar muito mais tempo. Ele dura sim se tomarmos os cuidados necessários. Por exemplo, as folhas das verduras precisam ser higienizadas, secadas uma a uma e guardadas em potes de vidro de maneira que fiquem espalhadas. Também não devemos colocar o leite na porta da geladeira, pois cada vez que abrimos o eletrodoméstico ele sofre as oscilações da temperatura e isso vai interferir no tempo de validade do produto”, orienta.

Sobre as frutas maduras que serão consumidas em breve, a profissional acrescenta que elas também devem ir para a geladeira, mas caso o consumo possa demorar a dica é congelar. “Refogar os vegetais permite que possamos evitar o desperdício. Eles podem ser congelados como as frutas, basta refogar, deixar esfriar, condicionar em potes e colocar no congelador. São dicas simples, mas que evitam o desperdício”, finaliza.



Fonte: Jornal do Oeste



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais