Notícias

Terminal de ônibus autossuficiente é inaugurado na Holanda

Compartilhe:     |  12 de maio de 2019

Uma estação de ônibus que gera sua própria energia para iluminação, para as placas informativas digitais e até para aquecer os bancos. Tudo isso já existe e está em funcionamento em Tilburg, uma cidade de 200 mil habitantes na Holanda.

Projetado pelo estúdio de arquitetura Cepezed, o terminal autossuficiente energicamente foi inaugurado em março. Ele tem a forma de um circuito triangular, mais de 160 metros de comprimento e um toldo coberto com filmes ETFE -, um revestimento resistente ao calor, que traz uma estética futurista e já costuma ser usado para proteção de células solares.

O terminal “tem um design altamente integrado com detalhes minimalistas”, afirma o Cepezed. As colunas, por exemplo, aparentemente “vazias”, incorporam drenagem de água, cabeamento elétrico, botão S.O.S e intercomunicador. Além disso, a viga central de estabilidade de carga, construída em chapa de aço dobrada, também funciona como calha de chuva. Os bancos e até os baldes de lixo são milimetricamente planejadas para criar um aspecto clean.

Foto: Lucas van der Wee

O terminal também não deixa a desejar no quesito acessibilidade. Ele possui rampas e corrimãos que facilitam a circulação de quem possui dificuldades de locomoção. Todas as plataformas também têm sinalização em braile.

Fotos: Lucas van der Wee



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais