Espécies em Extinção

Tigre-dente-de-sabre – Característica, comportamento e extinção do animal

Compartilhe:     |  31 de outubro de 2020

Tigre-dente-de-sabre – Característica, comportamento e extinção do animalO tigre-dente-de-sabre foi extinto há mais de dez mil anos, mas continua intrigando e encantando os humanos até os dias atuais.

Apesar do nome, o tigre-dente-de-sabre não era, de fato, um tigre. O animal, um felino pré-histórico já extinto, recebeu esse nome por causa de suas presas enormes, que pareciam espadas. Os dentes tinham, em geral, aproximadamente 20 centímetros e eram utilizadas para abrir a caça.

Também chamados de Esmilodonte ou Smilodon populator, o tigre-dente-de-sabre era considerado um dos principais predadores da era Cenozoica. Há indícios de que o animal tenha surgido no período do Oligoceno (terceira época da era Cenozoica). Os registros mostram que sua extinção aconteceu há cerca de 10 mil anos.

O animal viveu, em sua maioria, na América do Norte e na América do Sul. Mas há indícios de que também habitaram regiões da EuropaÁsia e África.

Características físicas

A anatomia do tigre-dente-de-sabre lembra a dos felinos que conhecemos. O tamanho desses animais era, entretanto, bastante variável.

A maior espécie que se tem registro alcançava os 3 metros de comprimento e pesava cerca de 900 quilos. Eram, em geral, maiores e mais pesados do que os tigres que conhecemos hoje.

Tigre-dente-de-sabre: quando viveram? Quais suas características?
Youtube

Assim, devido ao seu rabo e suas pernas serem mais curtos do que o comum para um felino, é possível afirmar que o tigre-dente-de-sabre não era capaz de correr em grande velocidade.

Por isso, sua principal forma de ataque era a emboscada. O animal tinha patas enormes, com garras bastante afiadas, o que facilitava a caça.

Bastante musculoso e com o corpo robusto, esse felino era maior do que um leão em sua fase adulta. Sua mandíbula era extremamente forte, capaz de se abrir em um ângulo de até 95 graus, e os dentes eram lâminas potentes.

Logo, isso fazia dele um dos predadores mais perigosos e poderosos do seu tempo.

Comportamento do tigre-dente-de-sabre

Tigre-dente-de-sabre: quando viveram? Quais suas características?
Aventuras na História

O tigre-dente-de-sabre vivia em grupo, cuja organização lembra a das hienas. Carnívoro, ele optava por caçar animais de grande porte, mas que se movimentavam de modo mais lento, como mastodontes, mamutes e bisões.

Desse modo, seu método de caça se baseava na emboscada. Eles se escondiam, normalmente, em áreas de capim alto, e esperavam a presa se aproximar.

Em seguida, saltavam, de surpresa, atacando-a com suas enormes patas e seus dentes afiados, provocando feridas graves e profundas.

Extinção

Os cientistas ainda não conseguem definir qual foi o verdadeiro motivo da extinção do tigre-dente-de-sabre.

Algumas pesquisas defendem que a extinção desses animais se deu por alterações climáticas, tendo em vista que oscilações severas de clima eram comuns na época. Além disso, outras teorias defendem que o motivo de sua extinção foi a propagação de doenças.

Tigre-dente-de-sabre: quando viveram? Quais suas características?
Realidade Simulada

Entretanto, existem estudos que afirmam que o real motivo foi a interferência da raça humana. Esse é um argumento bastante válido, uma vez que é fato conhecido de todos que a ação do ser humano já provocou a extinção de outros animais.

Alguns cientistas estão trabalhando, atualmente, na tentativa de trazer os tigres-dente-de-sabre, bem como outros animais, de volta à vida. Esse é um trabalho bastante complexo, pois é necessário recompor o genoma do animal a partir do que ainda resta deles: os fósseis.

Esses animais conseguiriam, entretanto, se adaptar  ao planeta atualmente? O homem, na figura da ciência, tem mesmo o direito de interferir nos processos da natureza?

Essas são algumas das questões que são suscitadas quando pensamos na possibilidade de trazer esses animais de volta à vida.

Tigre-dente-de-sabre e a cultura

CBR.com

A cultura pop representou o tigre-dente-de sabre em variados meios. No filme A era do gelo, por exemplo, Soto é um tigre-dente-de-sabre líder de um bando que busca vingança.

No universo da Marvel Comis, em contrapartida, a espécie é retratada como o alter-ego de Victor Creed, um dos principais inimigos de Wolverine. O animal também aparece no filme intitulado 10.000 A.C., de 2008.

Gostou desse artigo? Então, leia também sobre a Era Glacial e sobre a Extinção dos dinossauros.

Fontes: Escola britânicaInfoEscolaPrepara Enem.

Imagens: TriCuriosoYoutubeAventuras na históriaRealidade SimuladaCRB.com.



Fonte: Conhecimento Científico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais