Medicina Verde

Topinambo: Propriedades e Benefícios. Como consumir e receita

Compartilhe:     |  12 de outubro de 2019

Topinambo

Você conhece o topinambo? Trata-se de uma planta que na verdade é um tubérculo comestível, cheio de propriedades e benefícios que podem complementar a nossa alimentação. Dizem que ele é um excelente substituto da batata, com a vantagem de não prejudicar quem tem diabetes. Entenda o porquê!

O que é topinambo?

O topinambo ou Helianthus tuberosus, é uma planta nativa das Américas e que pertence à família das Asteraceae. Trata-se de um tubérculo comestível, assim como a batata por exemplo, e é conhecido também como alcachofra-girassol, tupinambo, alcachofra-de-jerusalém, girassol-barateiro, pera de terra e raiz-do-sol.

Os galhos dessa planta crescem até 4 metros de altura e suas folhas são simples, ovadas, serrilhadas e ásperas. As flores do topinambo possuem cor amarelo-ouro, por isso também é conhecida como alcachofra-girassol ou girassol-barateiro.

Uma característica peculiar do topinambo é o fato de suas raízes armazenarem inulina ao invés de amido, que é um carboidrato que transforma-se em frutose quando é cozido. Essa característica também é comum na alcachofra, talvez por este motivo seja utilizado o mesmo nome em algumas regiões.

A origem do nome tupinambo se dá pelo fato dos povos indígenas da tribo dos Tupinambás no Brasil terem sido levados para difundir o cultivo dessa planta em outras regiões, inclusive em outros países da Europa, como a França e Portugal, onde são os tupinambos conseguem ser bem desenvolvidos.

Propriedades e Benefícios

O principal benefício no consumo do topinambo é o fato dele diminuir a concentração de açúcar no sangue. Isso ocorre por causa da inulina, o que faz desse tubérculo um alimento indicado para os diabéticos. Além disso, a inulina também é capaz de remover substâncias tóxicas do organismo e melhora a digestão dos alimentos.

O topinambo é composto basicamente por:

Devido às propriedades diuréticas, o topinambo também é considerado um poderoso descongestionante de edemas renais ou cardíacos. Possui também antioxidantes que neutralizam os radicais livres e fortalecem a imunidade.

Outro benefício importante é com relação ao equilíbrio da flora intestinal que ele promove, ajudando a evitar doenças como giardíase e opistorquíase. O topinambo também garante uma microbiota saudável e ajuda a prevenir outras doenças como:

O uso de topinambo é recomendado principalmente para que vive em regiões cuja condição ambiental é ruim, pois ele ajuda a extrair metais pesados do corpo e também na cosmetologia para diminuir rugas, inflamações e irritações.

Como consumir o topinambo?

consumo dessa planta pode ser feito através do seu cozimento, seja no forno, na brasa ou em forma de purê. Também é possível consumi-lo cru, ralado em saladas como a cenoura e a beterraba. Orienta-se apenas para evitar cozinhar o topinambo em água abundante, pois pode causar flatulência. No entanto, esse efeito pode ser minimizado quando adicionadas suas sementes no preparo.

Receita

Veja como fazer uma torta salgada de topinambo, fácil e rápida, no vídeo do Petitchef.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do topinambo, seja por intolerância a algum componente ou por consumo excessivo, são caracterizados por desconforto intestinal, flatulência e erupções cutâneas raras. Por isso o melhor a ser feito é testar antes de consumir grandes porções e, se possível, combiná-lo com outros legumes e tubérculos.

De modo geral, o topinambo é um excelente substituto da batata, pois além de diminuir o açúcar do sangue, ficou provado que possui muito mais nutrientes e vitaminas que favorecem a manutenção de um organismo saudável.



Fonte: Greenme - Eliane A Oliveira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saiba como proceder em caso de envenenamento de cães e gatos

Leia Mais