Notícias

Transforme embalagens que iam para o lixo em objetos decorativos

Compartilhe:     |  3 de março de 2021

Confira inspirações e dicas para transformar materiais recicláveis em objetos decorativos e cheios de charme

O desperdício e o lixo são uma preocupação constante da humanidade. Para economizar e ajudar a diminuir impactos ambientais, algumas soluções têm sido buscadas, como a reutilização e a restauração de objetos que, quando modificados, tornam-se parte da decoração de quartos, salas e cozinhas.

A influencer e dona de casa Danielli Carvalho de Oliveira dá dicas para quem não tem o hábito de transformar lixo em algo bonito e luxuoso: “Sempre que for comprar algo de decoração para sua casa, é necessário pensar na utilização, para não haver desperdícios depois”, diz. “Há tantas coisas que vão para a lata de lixo, mas, ao serem modificadas, podem enfeitar os ambientes e deixá-los mais confortáveis e bonitos.” Ela usa como exemplos de transformação bandejas, potes de mantimentos, cachepôs e vasos de plantas.

Para Danielli, os benefícios da reutilização de objetos aliam economia e colaboração com o meio ambiente. “Vivemos em uma era consumista, poderíamos reutilizar quase tudo”, observa ela. “Você pode fazer coisas úteis para sua casa e para usar no dia a dia. Eu, particularmente, tenho dó de descartar um vidro de conserva, por exemplo.”

Use de novo

Esta parede foi pintada por Vanessa Lima com esponja para lavar louça
Esta parede foi pintada por Vanessa Lima com esponja para lavar louça(foto: Vanessa Lima@decorandoaminhacasa)

 

“Em tempos em que a sustentabilidade tem sido muito discutida, precisamos nos conscientizar e mudar alguns hábitos. A reciclagem é uma ótima forma de diminuir o volume de lixo, de criar peças lindas e úteis para as mais diversas funções”, acredita Vanessa Lima, youtuber e influencer digital de decoração, de faça você mesmo e de casa.

Ela sugere a utilização de objetos como pallets, caixotes de feira, latas, garrafas pet, rolhas e até móveis antigos. Basta usar a criatividade. Eles podem ser usados tanto para decorar quanto para ajudar na organização. “São ótimas opções para quem quer renovar de uma forma mais econômica e sem grandes investimentos”, acredita Vanessa.

Reconstrução de objetos

Estamos vivendo em um momento em que as pessoas estão mais interessadas em tratar os resíduos e separar materiais recicláveis dos orgânicos. Para a arquiteta Priscila Tressino, as próximas gerações terão ainda mais essa cultura no dia a dia. “Quem ainda não separou o lixo deve começar desde já. Percebemos que a indústria tem reduzido o plástico nas embalagens, muitos produtos têm refil, e isso é muito bom para o meio ambiente.”

De acordo com ela, na construção civil existem materiais sintéticos que substituem os naturais, portanto, reduzem o impacto da extração na natureza, como é o caso dos porcelanatos. “Assim também é com os tampos de bancada de cozinhas e banheiros, que aproveitam o pó do mármore e reutilizam com outros componentes para criar um produto hiper-resistente e de altíssima qualidade.”

Priscila explica que é possível aproveitar móveis que já tem em casa. “Aquela cristaleira que era da avó, por exemplo, carrega um valor sentimental incalculável. Uma poltrona, enfim, tudo pode ser restaurado ou totalmente repaginado, lixando, fazendo uma nova pintura, trocando o estofado e o tecido.”

A arquiteta dá uma dica sobre tendências de decoração. “O retrô está em alta, os resultados em se aproveitar um móvel ou eletrodoméstico antigo, dando a eles uma nova roupagem, fica incrível.” E o descarte de peças tão grandes e pesadas sem a devida responsabilidade causa um enorme prejuízo ao meio ambiente.

Dicas da influencer Danielli Carvalho

Potes decorados

Potes decorados
Potes decorados(foto: Arquivo pessoal/ Danielli Carvalho)

 

Você pode utilizar vidros de conserva. Na primeira foto, use um cinto velho, um pedaço de tecido e cola quente. Pode ser usado para decorar a cozinha ou também usar como uma lanterna. Basta colocar uma luz de led dentro. Na segunda foto, foi utilizado um sisal e um spray para pintar a tampa. Só com isso, já se tem um pote de biscoito para decorar o cantinho do café

Recipiente decorado

Recipiente decorado
Recipiente decorado(foto: Arquivo pessoal/ Danielli Carvalho)

 

Use um balde de banha que você jogaria fora e reutilize-o de alguma maneira. Neste caso, foi usado apenas papel contact e canetinha (marcador permanente). E o recipiente está pronto para abrigar a ração do cachorro, brinquedos e o que mais a imaginação mandar. Na segunda foto, foi usado um tapete velho de crochê desmanchando. Corte e cole com cola quente e o resultado é um pote para guardar, por exemplo, máscaras limpas. Na terceira opção, o balde virou um charmoso vaso de planta

Itens decorativos

Porta-treco
Porta-treco(foto: Arquivo pessoal/ Danielli Carvalho)

 

Aqui, temos uma garrafa de café que não funciona, mas passou a ser usada para decorar o ambiente. Use spray branco para pintar. Já o vaso de peperômia foi feito com embalagem de água sanitária. Apenas corte e use canetinha para desenhar as bolinhas. Pinte com spray branco a caixa de achocolatada, cole papel contact preto e cole uma trancinha feita de sisal, cole também miçangas pretas para enfeitar. Depois, plante cactos na embalagem de achocolatado.

Porta-treco

Porta-treco
Porta-treco(foto: Arquivo pessoal/ Danielli Carvalho)

 

Ficou com dó de jogar a caneca fora por que quebrou a alça? A solução é colar o sisal para tampar a alça quebrada e dar um charme. Enfeite com pérolas e temos um porta-pincel.

Faça você mesmo

1. Engradados
Os engradados podem ser utilizados para fazer uma pequena estante, que serve de apoio para o vaso de planta, livros e abajus. É superfácil de montar: basta empilhar uma caixa em cima da outra.

2. Jeans velhos
Sabe aquele jeans velho que você não usa mais? Ele também pode se transformar em peças lindas e decorativas para a sua casa. Pode-se fazer uma capa de almofada, forrar a cúpula de um abajur e um vasinho de plantas. O conjunto fica lindo e deixa a sala supercharmosa.

3. CDs velhos e arranhados
Os CDs também não precisam ir para o lixo, eles podem se transformar num móbile com pedras. Essa peça fica especialmente bonita em áreas externas, como varandas, sacadas, quintais e também em janelas.

Fonte: Tua casa, site de dicas de decoração

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte



Fonte: Correio Braziliense - por Maria Carolina Brito* - por Tayanne Silva*



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais