Notícias

Transforme seu jardim em um santuário para pequenos animais

Compartilhe:     |  23 de março de 2015

Já imaginou abrir as portas da varanda e dar de cara com animais de diversas espécies felizes, em harmonia e dançando? Ok, essa última parte você pode esquecer (e também a ideia de fazer um musical com animais), mas é bem possível criar um santuário para pequenos animais no seu jardim – basta você ter planejamento. O lugar precisa possuir tudo que um ser vivo necessita para sobreviver e ser saudável.

Cobertura e isolamento

Serão necessários arbustos, árvores e um pouco de mato adequados para os pássaros criarem seus filhotes e se protegerem de chuva e sol. Você pode atrair pássaros e outros seres para o seu jardim alimentando-os, no entanto eles não podem ficar sem os materiais para fazerem seus lares.

Plantas nativas da região, arbustos e árvores são as melhores fontes de alimento que a vida selvagem precisa. Se desejar suplementar a alimentação dos animais, coloque comedouros, principalmente no inverno. Coloque-os próximos a arbustos ou árvores para que as aves possam voar para cobertura, mas não os ponha próximos à vegetação baixa onde um predador possa se esconder (se você tiver gatos, mantenha-os longe).

Pense pequeno

A não ser que você tenha centenas de acres, seu jardim não atrairá grandes mamíferos. Mas pássaros, esquilos, tâmias, borboletas e abelhas poderão gostar. Seus esforços podem fazer grandes diferenças para essas criaturas.

Água

Uma pequena fonte de água ou um lago é essencial. Toda vida depende de água. Se não houver fornecimento de água, o lugar é para se visitar e não se viver. E mais importante, água segura é difícil de ser encontrada por pequenos animais e insetos. Se eles não a acham, irão se voltar para poças e sarjetas ao lado de rodovias que contenham resíduos de óleo e inseticidas.

Em dias quentes, os pássaros adoram tomar banho e bebericar um pouco de água. Deixe “banheiras” disponíveis para eles. Basta deixar uma banheira com uma superfície não escorregadia, com bordas largas e não muito grandes. Escolha aquelas feitas de materiais não tóxicos que não enferrujam ou liberam toxinas.

Quanto às fontes de água, seja um lago artificial ou um lago cavado, circulação é essencial. Água parada rapidamente se torna repleta de algas no verão, e será usada apenas como foco de larvas de mosquito. Ao circular a água, você garante que ela seja oxigenada o suficiente para auxiliar os girinos e pequenos anfíbios que naturalmente controlam os insetos. Pequenas plantas aquáticas, como lírios, fazem um ótimo trabalho ao usar nutrientes ricos em nitrogênio que ajudam a controlar o crescimento de algas. Normalmente, é usado algum tipo de bombeamento para manter a circulação. Sem contar que com isso você evita a proliferação de mosquitos causadores de doenças.

Equilíbrio

Se você não é fã de insetos, é melhor pensar duas vezes antes de transformar seu jardim em um santuário. Se você não quer ter insetos, estará eliminando uma grande fonte natural de alimentos para sapos e pássaros. Sem abelhas, a flora e a fauna não podem crescer. Um santuário natural deve ser equilibrado, caso contrário os seres vivos dentro dele não sobreviverão.

Já falamos da importância das abelhas para a vida no planeta. Abelhas são animais vitais pra fazendas e jardins, mas seus números estão caindo. Transforme seu jardim em um habitat seguro para as abelhas. Deixe espaços abertos para as abelhas e uma pilha de galhos e folhas, que serão usados para criar suas residências. Existem dezenas de frutas, ervas e flores que atraem abelhas. Verifique aquelas mais indicadas para sua região e clima. E de maneira alguma utilize pesticidas.

Dicas e considerações

Na hora de construir seu santuário, tenha em mente a fauna e flora da região. Invista em flores coloridas para chamar atenção de diferentes animais. Borboletas apreciam as cores laranja, amarelo e roxo. Abelhas preferem flores amarelas e azuis, ou ervas, como alecrim e tomilho.

Você já está pronto para criar o seu santuário? Não sem antes dar uma olhada em como fazer comedouros para pássaros com uma garrafa PET:



Fonte: Equipe eCycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais