Notícias

Trate sua tosse com remédios caseiros como limão e gengibre, sem precisar recorrer à farmácia

Compartilhe:     |  16 de agosto de 2019

Remédios caseiros para tosse são uma busca muito frequente em certas estações do ano, quando a tosse costuma aparecer. Gripes e resfriados são as causas mais comuns de tosse, isso porque eles também trazem infecções virais ao sistema respiratório. Também é possível que ela apareça por origem alérgica, surgindo em certas estações do ano ou em determinados ambientes. Para tratar a tosse é comum o uso de xaropes e medicamentos, mas se for algo simplesmente para aliviar sintomas, é possível fazer uso de algum remédio caseiroNo entanto, se os problemas persistirem, é importante consultar um médico, já que a tosse pode indicar a existência de complicações mais graves.

Confira uma lista com sete tipos de remédio caseiro para tosse

Abacaxi

Remédio caseiro para tosse

abacaxi é indicado para tratar a tosse por conter uma enzima chamada bromelina, que elimina o muco da garganta – também alivia a sinusite e problemas relacionados a alergias. Recomenda-se o consumo de duas ou três fatias de abacaxi por dia para garantir a quantidade de bromelina necessária para tratar a tosse. O abacaxi também contém vitamina C, que também é útil no tratamento de gripes e resfriados, servindo como um remédio caseiro para tosse.

Gargarejo de água e sal

Remédio caseiro para tosse

O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação. Mas evite utilizar essa técnica em crianças com menos de 6 anos. É melhor experimentar outros remédios para esse grupo etário.

Chá de limão

Remédio caseiro para tosse

O limão possui propriedades bactericidas e antivirais, e a vitamina C ajuda a melhorar o sistema imunológico. Por isso o chá de limão é um remédio caseiro para tosse causada por infecções. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Suco de limão: benefícios e modos de uso“.

Ingredientes

Modo de preparo

Chá de gengibre

chá de gengibre

O gengibre é um ótimo aliado do sistema imunológico. Seu chá serve como remédio caseiro para a tosse pois melhora a imunidade e a inflamação, entre outros benefícios que você pode conferir na matéria: “Conheça os benefícios do gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

Chá de alho e especiarias

Remédio caseiro para tosse

Por mais estranho que possa parecer, esse ato pode aliviar bastante a tosse porque o alho possui um composto chamado alicina, que pode matar as bactérias e germes que causam dor e irritação. As especiarias também têm significativas propriedades que ajudam a imunidade do corpo.

Ingredientes

Modo de preparo

Suco de limão e óleo de coco

Remédio caseiro para tosse

O suco de limão é frequentemente usado como remédio caseiro para tosse, pois ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Óleo de coco é rico em antioxidantes e contém ácido láurico, que também fazem bem à saúde, além de ajudar a hidratar a garganta.

Para usar esses ingredientes como um remédio caseiro para tosse consuma a mistura uma colher de sopa de óleo de coco com o sumo de meio limão.

Mel com própolis

Remédio caseiro para tosse

Diferente dos remédios naturais acima, é possível encontrar mel com própolis já pronto para vender em farmácias e lojas, ele é ótimo contra tosse e irritações na garganta.

Se além da tosse você está com a garganta inflamada, dê uma olhada na matéria: “Garganta inflamada? Conheça 18 remédios caseiros para dor“.



Fonte: Equipe Ecycle - Healthline



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais