Notícias

Três ferramentas para apoiar o progresso de uma mobilidade urbana inclusiva e de baixas emissões

Compartilhe:     |  10 de junho de 2021

Com o objetivo de promover uma mobilidade urbana inclusiva e de baixas emissões, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) desenvolveu e disponibilizou três ferramentas técnicas para apoiar o aprimoramento do sistema de transporte público por ônibus no município de São Paulo. O arquivo neste link traz uma pequena síntese explicativa das ferramentas, que podem ser acessadas a partir dos links: PlanFrotaMonitor Ônibus SP e ReFrota.

A primeira ferramenta, disponibilizada no final de 2019, chamada PlanFrota, tem como objetivo apoiar o planejamento da renovação das frotas de ônibus, por lote de concessão do serviço de transporte, com vistas ao cumprimento das metas de redução de emissões atmosféricas constantes dos contratos de concessão do serviço. A PlanFrota foi desenvolvida em parceria com a SPTrans e contou com a colaboração da Agência Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), além de passar por rodadas de discussões com especialistas de organizações da sociedade civil e da indústria automotiva.

A segunda ferramenta, lançada em setembro de 2020, se chama Monitor Ônibus SP. Trata-se de uma plataforma web interativa que traz dados diariamente atualizados sobre o sistema de ônibus de São Paulo operando dia a dia, como frota circulante, velocidade, número de passageiros e emissões atmosféricas. O Monitor se baseia nos dados de GPS e GTFS (geolocalização dos veículos e programação das linhas), dados abertos da SPTrans. O Monitor de Ônibus SP é fruto do desenvolvimento conjunto entre o IEMA e a Scipopulis, contando com a colaboração da SPTrans, que visa estimular a transparência de dados necessários para tal acompanhamento. O Monitor se propõe a ser uma referência indicativa do andamento geral do sistema de transporte público por ônibus e suas emissões atmosféricas, abrindo caminho para avaliações mais criteriosas e específicas.

A terceira e mais recentemente disponibilizada ferramenta é a ReFrota, uma calculadora na forma de planilha em Excel desenvolvida em parceria com a SPTrans, para apoiar o reporte de emissões das frotas do sistema de transporte público.



Fonte: Envolverde - Ana Maria



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Frio: veterinários indicam cuidados com pets

Leia Mais