Notícias

Três opções de trilhas para fazer no parque da Serra do Mar em São Paulo

Compartilhe:     |  27 de dezembro de 2014

Situado entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista, o Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar é um reduto de preservação em meio a duas regiões metropolitanas. Para quem viaja da capital ao litoral paulista, nesta unidade de conservação ainda é possível encontrar um remanescente do bioma Mata Atlântica, com fauna e flora endêmicas e muita água pura.

São diversas opções de lazer e educação ambiental, voltadas para a comunidade do entorno e turistas. As trilhas oficiais contemplam o contato com a natureza e as riquezas histórico-culturais da região, representadas por monumentos e ruínas que remontam o período da colonização do Brasil. Para realizar as trilhas com conforto e segurança, a dica é agendar o passeio previamente e contar com o acompanhamento de um monitor ambiental ou guia credenciado.

Sombra, água fresca e muitas histórias

Entre as possibilidades de passeio, destaca-se a Trilha do Passareúva, que inclui a travessia do Rio Pilões e o encontro com as antigas ruínas da Vila de Itutinga. Ao cruzar este rio, o visitante estará numa “tríplice fronteira” entre os municípios de Cubatão, São Vicente e São Bernardo do Campo, onde está localizada a bela Cachoeira do Passareúva, com queda refrescante e um poço de águas claras. O percurso é rico em espécies nativas, como as palmeiras juçara, embaúbas e samambaias, além de macacos-prego e tucanos. Com três quilômetros de extensão, o nível de dificuldade é considerado baixo.

A Trilha do Perequê é mais um traço histórico da região. Aberta em 1554, foi utilizada como rota mercantil entre o Litoral e o Planalto, e ficou conhecida como o Caminho do Padre José de Anchieta. Possui belas cachoeiras como a das Três Marias. Com 11km ida e volta, é considerada de nível difícil.

A Trilha do Rio Pilões, com cerca de um quilômetros de extensão e nível fácil, passa ao redor das ruínas da antiga Vila de Itutinga, que foi criada pela Companhia Santista de Papel, para abrigar os trabalhadores da empresa, em 1556. Além do conteúdo histórico, é possível banhar-se nas águas do Rio Pilões.

Agende sua visita

A sede administrativa do parque está situada em Cubatão, mas o seu território, com 43 mil hectares, abrange os municípios de São Bernardo do Campo, Cubatão, São Vicente, Santos, Praia Grande, Santo André, Mogi das Cruzes e São Paulo.

Para agendar a sua visita, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (13) 3377-9154 / 3361-8250, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço da sede é Estrada Elias Zarzur, Km 8 s/nº – Cubatão – SP.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais