Notícias

Trilha Transcarioca lança novo Guia de Bolso em evento no Morro da Urca

Compartilhe:     |  26 de janeiro de 2020

As pegadas amarelas e pretas que sinalizam os 183 km da Trilha Transcarioca (RJ) orientam os caminhantes dentro das florestas da cidade do Rio de Janeiro. Antes de entrar na mata e subir a montanha, entretanto, quem quiser planejar sua jornada pode adquirir a nova edição do Guia de Bolso da Trilha Transcarioca, lançada na última quarta-feira (18/12), no Monumento Natural do Morro da Urca e Pão de Açúcar (RJ).

A 1ª edição do guia, lançada em 2017, esgotou-se em menos de um ano. Desde então, montanhistas e turistas pediam por novos exemplares impressos do livro. Mais do que sanar a demanda por uma nova tiragem, a 2ª edição traz uma versão atualizada das informações da trilha, além de novos conteúdos sobre fauna, flora e atrativos históricos-culturais.

“Essa foi uma edição para melhorar a informação para o visitante”, conta o Conselheiro da Associação Movimento Trilha Transcarioca (AMTT), Beto Mesquita. “Havia um componente de atualização também porque alguns trechos mudaram. Uma trilha de longo curso é um organismo vivo, então em 2 anos, aquilo que está impresso no papel já necessita de algumas modificações. E um outro motivo foi pensar no guia como um instrumento de receita para subsidiar a própria manutenção, sinalização e manejo da trilha, através da Associação”, completa Beto.

O Coordenador Geral da Associação Movimento Trilha Transcarioca, Horacio Ragucci, fala durante o lançamento. Foto: Duda Menegassi

A nova tiragem de 2 mil exemplares foi financiada pelo Lei Municipal de Incentivo a Cultura do ISS e pelas empresas BTG Pactual e Bondinho Pão de Açúcar. O guia está disponível para compra (R$40) na sede do Centro Excursionista Brasileiro (Rua Almirante Barroso, 2/8º andar – Centro – RJ, de 14h00 às 20h00) ou pela internet, através das páginas oficiais da Trilha Transcarioca nas redes sociais (instagram e facebook). Todo valor arrecadado será diretamente revertido para a trilha.

Além do Guia de Bolso, a Associação Movimento da Trilha Transcarioca lançará outros produtos para gerar renda que será revertida ao percurso. Estão previstas duas coleções, uma em parceria com o Grupo Catataras, que será vendida exclusivamente nas lojas do Grupo – como a que existe no Centro de Visitantes das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca (RJ) – e outra desenvolvida pela própria Associação, que irá incluir produtos como canecas, squeezes e bordados (patches). A expectativa é que os lançamentos saiam ainda neste verão.

A 2ª edição do Guia de Bolso da Trilha Transcarioca. Foto: Duda Menegassi


Site e aplicativo também atualizados

site oficial da Trilha Transcarioca e o seu aplicativo (disponível para download gratuito para Android e IOS) também foram incluídos no pacote de atualizações, em sintonia com a nova edição do guia. As maiores novidades estão por conta do aplicativo, que traz novas funcionalidades. Por exemplo, a ferramenta ‘Guardião’ agora permitirá uma interface direta entre o visitante e o adotante do trecho para relatar problemas encontrados ao longo da trilha, facilitando o manejo do percurso.

“A Trilha Transcarioca carrega esse papel de pioneira no Brasil, então queremos sempre ser uma inspiração para as outras trilhas da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso que estão sendo implementadas no Brasil”, pontua Beto Mesquita. “Quanto mais você fornece informações, mais você deixa as pessoas seguras para viver experiências novas. E é isso que a gente quer, para conseguir levar mais pessoas para as trilhas e fortalecê-las”, completa.

Os guias poderão ser comprados por R$40. Valor será revertido para manutenção da trilha. Foto: Duda Menegassi



Fonte: Wikiparques



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais