Notícias

Tubarões brancos em Madagascar: Os animais mais temidos dos oceanos

Compartilhe:     |  14 de dezembro de 2019

Usando tecnologia de ponta, os cientistas ficam cara a cara com um dos animais mais temidos dos oceanos para provar uma teoria: a de que esses tubarões viajam milhares de quilômetros para um dos lugares mais exóticos e inexplorados do planeta. O que eles encontram, pode mudar o futuro do predador.

Africa do sul, lar de uma das maiores populações de Tubarões-brancos do mundo. Mas todo ano, durante vários meses, os tubarões maiores “desaparecem”. Agora uma equipe de especialistas assumiu o desafio de rastrear esses animais.

Tubarão-branco (Carcharodon 

O comprimento mais frequente entre os tubarões adultos é de cinco a sete [metros] (sendo as fêmeas maiores do que os machos), ainda que se conheçam casos de indivíduos excepcionais que ultrapassam amplamente estas medidas.

Na atualidade, não se pode assegurar qual é realmente o tamanho máximo nesta espécie, fato que se vê reforçado pela existência de notas antigas, pouco fiáveis, sobre animais realmente gigantescos.

Vários destes casos analisam-se no livro The Great White Shark (1991), de Richard Ellis e John E. McCosker, ambos peritos em tubarões.

A espécie vive principalmente em águas costeiras de todos os oceanos, desde que presença significativa de suas presas, em particular focas e Leões-marinhos. Apesar do seu nome, o tubarão é branco apenas na parte ventral, enquanto a dorsal é cinzenta ou azulada.

A lista vermelha da IUCN incluiu o tubarão-branco desde 1996, como vulnerável. O II Apêndice do Convênio CITES o inclui como espécie vulnerável sendo explorada irracionalmente.

Devido à ampla área de distribuição desta espécie, é difícil saber o número de tubarões-brancos que existem, ainda que seja de forma aproximada. Apesar disso, sua baixa densidade populacional, unida a sua escassa taxa de reprodução fazem que o tubarão-branco não seja um animal precisamente abundante.



Fonte: Biólogo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais