Notícias

Tufão Vongfong avança pela costa do Japão, deixa 1 morto e 2 desaparecidos

Compartilhe:     |  14 de outubro de 2014

Uma grande tempestade que se movia pela costa nordeste do Japão no início da terça-feira (horário local) deixou uma pessoa morta, duas desaparecidas e 93 feridas, mesmo que tenha perdido força após ser registrada como o tufão mais forte a atingir o Japão neste ano.

Vongfong, que foi rebaixado para tempestade tropical, se movia para o nordeste do país com ventos de 65 quilômetros por hora, na região da costa de Tohoku que foi devastada pelo terremoto e tsunami de 2011, de acordo com a agência de meteorologia do Japão.

A tempestade tinha ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora e rajadas de vento de até 145 quilômetros por hora, acrescentou a agência em sua página na Internet.

Depois que a tempestade passou pelo oeste do Japão, um homem de 90 anos na área de Tottori foi encontrado morto em uma vala de um campo de irrigação, enquanto duas pessoas foram declaradas desaparecidas em Ehime e Shizuoka, de acordo com a televisão pública NHK.

Vongfong trouxe fortes chuvas para Tóquio durante a noite e causou problemas para o tráfego na maior parte do país no último dia de um feriado prolongado de três dias. Mais de 600 voos foram cancelados em todo o país e outros 60 cancelamentos são esperados para a terça-feira, acrescentou a NHK.

Na manhã da terça-feira em Tóquio (no horário local), o sol havia retornado e o serviço de trens estava voltando ao normal.

Mais de 800 mil pessoas em todo o país foram aconselhadas a abandonar as suas casas, enquanto mais de 150 mil domicílios ficaram sem energia elétrica, disse a NHK.

A Tokyo Electric Power, operadora da usina nuclear de Fukushima, disse nesta segunda-feira que aumentou a transferência de água e a capacidade de armazenamento para evitar um transbordamento de água radioativa guardada na usina.

 



Fonte: MSN - Reuters (Reportagem de Junko Fujita e William Mallard)



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais