Trilhas da Paraíba

Turismo criativo em Boqueirão

Compartilhe:     |  15 de junho de 2019

Roteiro com as novas atrações do município inclui trilhas, caminhadas e passeios pedagógicos

Por Tereza Duarte

O município de Boqueirão, no Cariri paraibano, conta com novos destinos de vivências e experiências no turismo da Paraíba. O roteiro com os novos destinos turísticos é fruto do trabalho de consultoria realizado pelo Sebrae Paraíba dentro da linha de produção associada ao turismo, sendo composto de trilhas, caminhadas e passeios pedagógicos que incluem 14 pontos trabalhados na comunidade através dos técnicos Carlos e Mirian Rocha.

Na parte da vivência e experiências, foram enumerados 16 itens que incluem o artesanato na produção de redes, tapetes, gastronomia com destaque para as Crocheteiras do Lajedo do Marinho e o Memorial Tear. O trabalho de consultoria do turismo de experiência criativo vem sendo realizado pelo Sebrae no Litoral, Brejo e Cariri paraibano, sendo o de Boqueirão apresentado aos jornalistas pela gestora de turismo do Sebrae/PB, Regina Amorim, no último final de semana.

Entre os itens que compõem os destinos turísticos de Boqueirão, os jornalistas conheceram o Sítio das Missões, localizado no Distrito de Tabuado de Baixo, onde se produz uma deliciosa trufa de rapadura e tapetes de algodão colorido, além de trilhas, contemplação no campo ao som do sax, lanche ao ar livre e também o Museu na Parede. Seguindo o roteiro, a próxima parada foi na zona rural do Distrito de Tabuado de Cima, para conhecer o Memorial do Tear e a Casa do Artesanato da Dora.

Utilizando o transporte “Pau de Arara Turístico”, os jornalistas seguiram com destino Distrito Marinho, zona rural do município de Boqueirão. Antes, uma parada para contemplar a paz e tranquilidade da Gruta de Lourdes, um lugar sagrado para fazer orações. Iniciando a caminhada para chegar até o Lajedo do Marinho, tudo é feito em perfeito contato com a natureza passando pelas trilhas das Inscrições Rupestres, Dos Macacos, do Gavião e a do Desafio do Marinho.

No caminho uma parada no grande reservatório de água, tanque cavado pelo proprietário das terras Francisco Plácido, local surpreendente onde os turistas podem contemplar o pôr do sol ao som do sax tocando a Ave Maria Sertaneja. No ponto alto do Lajedo do Marinho encontra-se o Camping Rural do Lajedo Marinho, na área foi instalado banheiro, chuveiro e um fogão a lenha, enquanto que ficará a cargo do visitante levar a sua barraca ou alugar as existentes no próprio local.

Tudo é proporcionado pelos condutores turísticos do Lajedo do Marinho que organizam todo o passeio, desde o início das trilhas até mesmo o almoço de quem quiser viver essa experiência única na Paraíba. Os interessados podem fazer reserva e obter maiores informações pelos telefones 9125-9210, 9121-5675 e 9189-9507 ou pelo email [email protected]

Ao retornar da trilha uma parada na praça para conhecer o belo trabalho das Crocheteiras do Lajedo do Marinho. A gastronomia local também fez parte do roteiro com deliciosos pratos servidos na Pizzaria Cavalcante, bem como os dois excelentes e diferentes meios de hospedagem existentes em Boqueirão. O Hotel Varandas possui um grande diferencial na criatividade, com espaço para leitura, receptivo local, entre outros, além de estar muito bem localizado no centro da cidade.

Para aqueles que procuram o descanso e lazer de tudo de belo que a natureza oferece, a opção é o Hotel Chique Chique, que fica localizado às margens do Açude Epitácio Pessoa, zona rural. Reservas e informações do Hotel Varandas podem ser obtidas no telefones 3391-2137/9988-0445 ou [email protected], enquanto que a do Hotel Chique Chique podem ser realizadas através dos telefones 3391-1469/9316-2521/9924-5859 ou [email protected] www.hotelchiquechique.com.br e no Facebbok na Família Chique Chique.

Finalizando a apresentação dos novos destinos turísticos de Boqueirão nada melhor do que relaxar na proposta intitulada “Tá Estressado? Vai Pescar!” ou um passeio de lancha pelo Açude Epitácio Pessoa, contemplando a beleza das ilhas existentes no local. Tudo isso tem como ponto de partida o hotel Chique Chique, sendo feito com segurança pela Colônia de Pescadores Z8, sob agendamento através dos telefones 3391-1250/9952-4605 ou no endereço eletrônico [email protected]



Fonte: Jornal A União



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais