Dicas de Praia

Turismo em Guarujá

Compartilhe:     |  5 de março de 2017
A cidade do litoral paulista oferece diferentes opções de passeios, como idas praia do Tombo e visitas ao Mirante da Campina e ao Museu do Surfe. A cidade de Guarujá tem um cenário de ótimas praias no litoral de São Paulo
A cidade de Guarujá tem um cenário de ótimas praias no litoral de São Paulo

Quem visita a grande cidade de São Paulo pode nem imaginar que o estado paulista guarda surpresas incríveis em seu litoral. Não é preciso ir para muito longe, como o Nordeste, para se conhecer um mar incrível. Localizado na microrregião de Santos, o município de Guarujá possui 22,3 quilômetros de praias com uma beleza espetacular, o que a faz ter o apelido popular de “Pérola do Atlântico”.

A cidade vem passando por um processo de reurbanização para o bem-estar de seus visitantes e moradores, trazendo benefícios como praias limpas e qualidade de serviços. Por causa disso, uma das principais praias, a do Tombo, já recebeu, cinco vezes consecutivas, o certificado de Bandeira Azul, pelas boas condições de sua água, da areia e infraestrutura para visitantes.

O verão é o período mais movimentado no Guarujá, devido às altas temperaturas e à época de férias escolares. Apesar de os congestionamentos de trânsito aumentarem e as praias ficarem cheias, os visitantes ainda têm lugares para relaxar. Dois exemplos são a praia das Conchas, que fica dentro de um condomínio e pode receber um número limitado de pessoas por vez, e o Mirante da Campina, de onde as pessoas podem observar toda a cidade do alto.

Para quem visita a cidade em família, existem ótimos programas diferentes para todas as idades. No Acqua Mundo, é possível ver diversos animais aquáticos, como tubarões, pinguins e tartarugas. Já no Espaço Histórico do Surf, os turistas conhecem um pouco mais sobre a história do surfe, vendo vários modelos de pranchas e fotos.

Veja, abaixo, 10 dicas de programas para incluir no seu roteiro de viagem ao Guarujá:

A Praia do Tombo é a preferida dos surfistas e também é ótima para banho
A Praia do Tombo é a preferida dos surfistas e também é ótima para banho

Praia do Tombo – Essa praia é palco de diversos campeonatos nacionais de surfe e também é preferida por muitos surfistas. Seu nome vem de sua formação geológica, que possui vários buracos que fazem com que as pessoas mais desatentas caiam neles. Ela também é bastante apropriada para banhistas, mas é preciso ficar atento às sinalizações dos bombeiros. Em novembro de 2014 a praia do Tombo recebeu o certificado de Bandeira Azul pela quinta vez seguida, por causa da qualidade de sua água, da areia e infraestrutura para visitantes.

Praia das Conchas – Para aqueles que querem exclusividade, a praia das Conchas é ideal para passar uma manhã. Ela fica dentro do condomínio de luxo Iporanga, e possui acesso dificultado pelos guardas que ficam na entrada. O número de pessoas no local é restrito e não há vendedores por lá, então é aconselhável chegar cedo e levar comidas e bebidas. A praia tem águas bem cristalinas e calmas e areia grossa e fofa. Em seu canto esquerdo, uma piscina natural de água quente é formada, dando ao lugar um aspecto paradisíaco.

O Acqua Mundo é um lugar ótimo para levar crianças. Lá os vsitantes podem ver animais como peixes, tubarões, pinguins, tartarugas e jacarés
O Acqua Mundo é um lugar ótimo para levar crianças. Lá os vsitantes podem ver animais como peixes, tubarões, pinguins, tartarugas e jacarés

Acqua Mundo Localizado na praia da Enseada, esse aquário tem como objetivos principais a educação, a pesquisa e o lazer, oferecendo oficinas temáticas, ciclo de palestras e 49 espaços com representações de diversos habitats marinhos e terrestres. A maior atração do local é o Oceano, um tanque com 800 mil litros de água salgada onde moram grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões. Além disso, lá os visitantes podem ver animais como pinguins, tartarugas, lagartos, jacarés e cobras. O Acqua Mundo ganhou o prêmio Travellers’ Choice 2014, do site de viagens TripAdvisor, na categoria Atrações. Os ingressos de entrada começam em R$ 18 e o horário de funcionamento deve ser checado no site oficial, pois muda a cada mês.

Forte dos Andradas – Embutido nas rochas do Morro do Monduba, o forte é um complexo bélico que começou a ser projetado em 1934 e teve sua construção finalizada em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Quem visita o local pode explorar os túneis, galerias, câmaras e elevadores que, na época, foram feitos para esconder os canhões de tiro curvo. O Forte dos Andradas recebeu o Certificado de Excelência de 2014 do TripAdvisor, e recebe visitas agendadas no número (13) 3354-2888 às terças e quintas-feiras.

De cima do Mirante das Galhetas é possível ver toda a praia das Astúrias
De cima do Mirante das Galhetas é possível ver toda a praia das Astúrias

Mirante das Galhetas – Esse mirante é bastante famoso por ter uma ótima vista da praia das Astúrias, e é bem frequentado por surfistas e aficionados por pesca esportiva. Por, cada vez mais, receber visitantes, o local está passando por intervenções relacionadas à acessibilidade, recebendo pisos e tendo vias recuperadas.

Feira de Artesanato das Pitangueiras – Como um dos pontos turísticos mais visitados de Guarujá, a feira conta com 83 expositores que vendem vários tipos de artesanatos, como chaveiros, colares, quadros, bijuterias, enfeites e utensílios de cozinha. A Feira de Artesanato das Pitangueiras atrai pessoas de todos os gostos que querem comprar lembrancinhas há 25 anos. Ela fica aberta todos os dias, de 14h às 23h30, mas a maioria das lojas só abre aos fins de semana.

A Fortaleza da Barra é um dos pontos que os visitantes de Guarujá podem ver em uma das rotas
A Fortaleza da Barra é um dos pontos que os visitantes de Guarujá podem ver em uma das rotas

Rotas do Dragão – As pessoas que já viram um mapa de Guarujá ou tiveram a chance de sobrevoar a cidade sabem que o seu formato lembra o de um dragão. Por todos os cantos, ela guarda atrativos culturais, históricos e naturais que fascinam diversos turistas e, por isso, todos eles foram organizados em dez rotas para que sejam conhecidos de maneira organizada. As Rotas do Dragão têm duração de três a nove horas e são divididas em níveis de dificuldade, mostrando locais como fortes, praias, ilhas, museus e mirantes. Os grupos saem da esquina da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Cavalheiro Nami Jafet e custam R$ 6 por pessoa. Para fazer o passeio não é preciso fazer reserva. Para mais informações, os turistas podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo, pelo telefone (13) 3344-4600.

Praia Pernambuco – Assim como a praia do Tombo, a Pernambuco é um ótimo lugar para os surfistas. A região é considerada uma das mais bonitas da cidade e é conhecida por ser emoldurada por grandes casas luxuosas. A praia possui uma vista privilegiada da Ilha dos Arvoredos, que já foi usada para pesquisas sobre energia solar, experiências de piscicultura, genética vegetal e energia eólica.

Além de ter a chance de ver toda a cidade, os visitantes do Mirante da Campina podem praticar voo livre e rapel
Além de ter a chance de ver toda a cidade, os visitantes do Mirante da Campina podem praticar voo livre e rapel

Mirante da Campina – Também conhecido como Morro do Maluf, o ponto divide as praias de Pitangueiras e Enseada. Lá de cima é possível ver toda a cidade, sendo uma parada obrigatória para quem quer tirar fotos panorâmicas e fazer trilha, já que é preciso passar por uma para chegar até o topo. Além disso, no Mirante da Campina é possível praticar voo livre e rapel.

Espaço Histórico do Surf – Por ser uma cidade voltada para a prática do surfe, Guarujá ganhou um museu totalmente dedicado ao esporte. A exposição conta com vários modelos de pranchas e fotos. Para os interessados, o museu também oferece aulas, inclusive para portadores de necessidades especiais. O local fica aberto de quarta-feira a domingo, de 9h às 15h, com entrada gratuita.

 

 



Fonte: PureViagem



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais