Dicas de Praia

Turistas aproveitam as lagoas de água doce do litoral norte da Bahia

Compartilhe:     |  1 de junho de 2019

 

O Tô de Folga viajou para o litoral norte da Bahia, a uma hora e meia de carro de Salvador. A primeira parada é o Morro da Vista.  Mais vinte minutos de estrada e o turista chega à Lagoa Azul, um paraíso quase desconhecido de água doce e tão cristalina que parece uma piscina cercada por dunas e vegetação. O banho é morno e tranquilo.

Ao todo, são cinco as lagoas de baixio. Na maior delas, a Verde, os turistas podem arriscar umas remadas. As lagoas são formadas por 14 nascentes espalhadas pela região e também pela água da chuva. Elas são perenes, não secam nunca. Quanto à transparência, esse presente é resultado da luz do sol refletida na areia e da decomposição das folhas que caem na água.

Os grupos saem às 8h e voltam às 17h. Os preços variam, dependendo da distância da lagoa. A visitação nas lagoas é controlada. Para agendar o passeio, o turista pode entrar no site www.conhecabaixio.com.br ou ligar para (75) 3413-3100. A média é de 35 pessoas por dia.

O outro destino é Barra de Itariri. Quando a maré está baixa, um dos prazeres é poder caminhar pelas ilhas que se formam no leito do Rio Itariri. São grandes praias de água doce que aparecem e desaparecem todos os dias. O ciclo das águas transforma a paisagem e dita o ritmo da vida no lugar.

 



Fonte: Jornal Hoje



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais