Notícias

UFCG pratica sustentabilidade e reaproveita pneus em jardinagem de campus

Compartilhe:     |  22 de abril de 2015

A Prefeitura Setorial do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, vem desenvolvendo nos últimos dias ações que visam a sustentabilidade através do reaproveitamento de produtos inutilizados na decoração de árvores e jardins nos variados setores do campus.

Um bom exemplo é a implantação do ‘Jardim de Pneus’ – que consiste na reutilização de pneus como vasos coloridos. Outra ação desenvolvida é a implantação de cercados em algumas árvores feitos com material extraído de algarobas do Horto Florestal (Olho D’água da Bica) do CES.

“Tanto o Jardim de Pneus, quanto o reaproveitamento das algarobas, fazem parte de um projeto de consciência sustentável que estamos tentando desenvolver no CES. Na primeira ação, utilizamos pneus inservíveis que seriam descartados e gerariam danos ambientais e transformamos em vasos alternativos e instrumentos de decoração para jardim”, explica o prefeito universitário do CES, Gustavo Correia.

Já na outra ação, foram retiradas do Horto Florestal algumas algarobas, tendo em vista que esta vegetação diminui a biodiversidade local e o desenvolvimento das plantas nativas desta região, e assim para que não houvesse desperdício, o material das algarobas foi reaproveitado na confecção de decorações rústicas e novos efeitos paisagísticos.

A Prefeitura do CES ainda irá ampliar a idéia do jardim de pneus por várias localidades do campus. Com relação às algarobas, o prefeito informa que já está sendo confeccionado bancos e mesas rústicas nas proximidades dos blocos de sala de aula e administrativo, além de um local apropriado de recreação no Horto Florestal.

Decoração com algarobas faz parte da jardinagem

Campus de Cuité vem ganhando decoração sustentável



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais