Notícias

Uma solução para o tabagismo que adoece o meio ambiente

Compartilhe:     |  4 de novembro de 2020

por , Agência Eco Nordeste

tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco e constitui fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em nota técnica, emitida em 31 de maio passado, Dia Mundial Sem Tabaco (World no Tobacco Day) 2020, ele destaca que, além de estar associado a doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, e reforça que o tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos.

Se não bastasse tudo isso, o fumo gera as indesejáveis pontas de cigarro, bitucas (guimbas), o resíduo mais jogado nas ruas e mais coletado nas praias em todo o mundo, segundo  a Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o objetivo de dar uma destinação ambientalmente correta a esse tipo de resíduo, foi criada a Poiato Recicla, empresa especializada na reciclagem de resíduos de cigarros com inserção de ações socioeducativas. Fundada em 2010, em Votorantim, São Paulo, atende clientes em todo território nacional. É líder na reciclagem de resíduos de cigarros no Brasil, e referência mundial. Calcula que já reciclou mais de 50 milhões de bitucas de cigarro.

Serviços oferecidos

Segundo a empresa, todas as bitucas de cigarros coletadas passam por triagem e são submetidas a um processo de descontaminação para serem transformadas em cadernos e blocos de papel. A massa celulósica é destinada a oficinas de arte, para a produção de papel artesanal com finalidade educativa e de formação de agentes multiplicadores.

Essa destinação possibilita a ampla participação de agentes públicos e privados, desde a logística da operação, até a mobilização da sociedade, educação para a saúde e apoio na conservação ambiental.

Os propósitos são gerar opção sustentável para tratamento dos resíduos de cigarro, criar consciência sobre os problemas gerados pelo descarte incorreto de pontas de cigarro, contribuir para redução de resíduos tóxicos na natureza e gerar produtos reciclados por meio de iniciativas socioambientais.

No Ceará

A Yby Soluções Sustentáveis apresenta, em Fortaleza, uma opção ecologicamente correta para as bitucas

No Estado do Ceará, a Yby Soluções Sustentáveis representa a Poiato Recicla e vem propondo a solução por meio de parcerias no setor público e privado. Ligada também a movimentos de limpeza voluntária, tem apresentado essa opção para fechar o ciclo das suas coletas e contribuir com os centros de pesquisa sobre o impacto do resíduo, segundo a diretora de Marketing e Projetos da Yby Soluções Sustentáveis, Rebeca Wermont que, neste dia 5 de novembro, às 17h, fala sobre o tema na Exporecicla 2020 Home, transmitida por meio do YouTube.



Fonte: Envolverde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais