Notícias

Umidade causa chuvas por mais de 24h, que excedem média esperada para João Pessoa

Compartilhe:     |  8 de setembro de 2014

João Pessoa está recebendo chuvas quase que ininterruptas desde a tarde de sábado (6), ultrapassado em 40% o índice pluviométrico esperado para o mês de setembro. As informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. Só nesse fim de semana, choveu 94,4 mm na Capital.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, as chuvas são provocadas pela umidade vinda do Oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste. A grande incidência de ventos trouxe ainda mais umidade, causando a chuva persistente.

Os dados da Aesa apontam que o esperado para chover em todo o mês de setembro, foi ultrapassado em 40%, em João Pessoa. Segundo a meteorologista, as chuvas nesse período são normais, apenas seguem persistentes devido ao vento e à umidade.

Defesa Civil

De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil de João Pessoa, Genival Filho, órgão não registrou problemas como deslizamento de barreiras e enchentes, apenas alguns casos isolados de inundação no Bairro São José, Zona Leste da Capital, onde as famílias já estão sendo assistidas.

“Nós disponibilizamos abrigos e assistência para as famílias atingidas pelas chuvas, mas a saída dessas famílias de suas casas fica a critério delas mesmas, já que o caso não é grave e a água já está baixando. Nem sempre elas querem sair de casa. Até o momento não tenho informação sobre alguma família ter ido para o abrigo” – disse.

A Defesa Civil continua fazendo o monitoramento em toda a cidade, nas 31 áreas de risco da Capital.

Trânsito

Os corredores de veículos que mais registraram problemas com inundações estão na principal dos Bancários, nas proximidades do Shopping Sul, e na avenida Beira Rio. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana registrou pontos lentos nas duas áreas.

A Semob também registrou uma queda de árvore na rua da Mata, no Cabo Branco. A árvore foi removida pelo Corpo de Bombeiros e o trânsito normalizado na região. Os fortes ventos também causaram a queda de um coqueiro na orla de Manaíra. No momento, não havia pessoas transitando pelo local e ninguém foi atingido.

Os dados da Aesa apontam que as chuvas devem persistir durante esta segunda-feira (8), vindo a diminuir na terça-feira (9). Durante a semana ainda deve ocorrer chuvas esparsas ocasionalmente, na região do litoral.



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais