Dicas Ecológicas

Unhas: dicas sustentáveis de cuidados

Compartilhe:     |  16 de agosto de 2020

Os esmaltes possuem substância tóxicas que prejudicam as unhas e o meio-ambiente. Contudo, existem alternativas como esmaltes eco-friendly

Esmalte de unhas é uma substância muito tóxica, chegando a ser composto por até 50 substâncias químicas, que podem chegar a corrente sanguínea depois de 2 horas. Inclusive, alguns desses componentes são proibidos na Europa. Assim, é necessário adaptar o uso de esmalte para alternativas mais saudáveis, tanto para o corpo como para o planeta.

A forma mais adequada de eliminar o uso de esmalte é descartando os esmalte tradicionais e optar por alternativas mais ecológicas. Portanto, o melhor jeito de descartar os esmaltes que você tem casa é tirar todo o produto do recipiente em um jornal; Depois limpar o potinho de vidro e o pincel com acetona para tirar todo o produto. Dessa forma, o vidrinho e o pincel podem ir para a reciclagem. Já o jornal com os resíduos devem ir pro aterro sanitário.

Mas para quem não quer deixar de pintar as unhas, ou acha difícil ficar sem, a solução é fazer seu próprio esmalte ecologicamente correto. Além disso, outra alternativa é optar por marcas mais sustentáveis e menos tóxicas.

Esmaltes podem ter até 50 substâncias químicas na sua composição. (Foto: Reprodução/ Jakob Owens)

Receita de esmalte caseiro:

Você vai precisar de 1 colher de sopa de azeite, meia colher de sopa de argila branca em pó, alimento em pó (bem fininho) da cor que você preferir, e caso queira brilho, e pó de mica (a rocha).

Depois, é só misturar o azeite e a argila em pó até virar uma massa homogênea. Em seguida, acrescente o pó alimentar mexendo até que a pasta fique bem lisa. Coloque a mistura num recipiente e está pronto. Contudo, a única desvantagem é que esse tipo de esmalte demora mais tempo para secar.

Alternativas eco-friendly:

Twoone Onetwo:

Os esmaltes da marca são livres de ingredientes tóxicos e pelo menos 50% da fórmula é composta por ingredientes naturais. Além de ser 100% vegana e não fazer teste em animais. Aliás, versão da brasileira Twoone Onetwo traz óleo de argão encapsulado, que ajudam unhas quebradiças.

Scotch Naturals:

Todos os esmaltes da marca são feitos à base de água e corantes naturais, sem perfume. Portanto, são atóxicos, hipoalergênicos e biodegradáveis. Os produtos não são testados em animais. O mais interessante é que a marca possui um removedor de esmalte à base de soja.



Fonte: Lorena Bueri - Por: Isabella Vasconcelos (Foto Destaque: Unhas. Reprodução/ Daiga Ellaby)



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais