Notícias

União Europeia comemora corte de emissões acima da meta estabelecida pelo Protocolo de Quioto

Compartilhe:     |  7 de junho de 2014

Fabiano Ávila, do Instituto CarbonoBrasil

A Comissão Europeia acaba de anunciar que o bloco está a caminho de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) de forma ainda mais ambiciosa do que a meta estabelecida para 2020 pelo Protocolo de Quioto. Segundo os dados mais recentes, se tudo continuar no caminho atual, a União Europeia (UE) cortará as emissões em 24,5% até 2020 com relação ao nível de 1990, 4,5% a mais do que a meta de 20% assumida no tratado.

“A UE vai substancialmente melhorar sua meta pré-2020 prevista no Protocolo de Quioto. Isso se deve a uma década de ações políticas adotadas pela UE e pelos Estados-membros. Estamos dando uma significante contribuição para encurtar a diferença entre o que os países estão fazendo e o que precisa ser feito em termos de ambição climática. A UE vai, até outubro, adotar uma nova contribuição para além de 2020. Pedimos para que todas as grandes economias também aumentem sua ambição”, afirmou Connie Hedegaard, Comissária Europeia de Ação Climática.

Segundo os números oficiais, a UE deixará de emitir um total de 5,5 gigatoneladas de CO2 equivalente até o fim da década, um valor que significa praticamente um ano inteiro de emissões do bloco.

Os europeus também estão comemorando terem mostrado que a relação entre crescimento econômico e emissões não precisa ser diretamente proporcional, ou seja, expansão econômica não justifica automaticamente aumento da liberação de GEEs. Entre 1990 e 2012, as emissões europeias caíram 19%, enquanto a economia cresceu 44%.

A Comissão Europeia atribuiu os bons resultados ao Esquema Europeu de Comércio de Emissões (EU ETS) – o maior mercado de carbono do planeta – e aos investimentos em fontes alternativas de energia e eficiência energética.



Fonte: Mercado Ético



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais