Notícias

Usar duas máscaras se tornou tendência e os especialistas aprovam

Compartilhe:     |  29 de janeiro de 2021

Com a propagação de novas variantes do vírus, especialistas em saúde afirmam que a prática é mais segura do que usar apenas uma cobertura facial.

A mais nova tendência de cuidados contra o coronavírus envolve não apenas uma máscara, mas sim duas! As autoridades de saúde dos Estados Unidos, por exemplo, começou a incentivar que a população fizesse uso dobrado do acessório como uma maneira de ajudar a conter o número impressionante de casos da doença que se espalham pelo país.

Quase um ano após o início da pandemia, o uso da máscara, de certa forma, se tornou corriqueiro, entretanto, a tendência das máscaras duplas começou a despertar mais a atenção do público depois que ela foi assumida por vários convidados de honra na ceriômina de posse presidencial estadunidense. A ideia, assim como o nome diz, é literalmente colocar uma máscara em cima da outra para interromper de forma mais eficaz a propagação de gotículas de saliva contaminada.

Em tempo, existem algumas formas mais confortavéis de fazer com que a prática vire um costume, como, por exemplo, usar um modelo de pano mais próximo da pele e uma cirúrgica descartável por cima. Além disso, as máscaras em camadas devem permanecer respiráveis e ser fáceis de colocar rapidamente.

Porque usar máscara dupla é indicado?

As principais razões pelo qual o uso da máscara dupla pode ser mais eficaz do que usar apenas uma é, em primeiro lugar, porque adiciona camadas extras entre a boca/nariz e o mundo externo, ou seja, cria uma barreira mais complicada para a navegação das partículas de vírus, reduzindo o risco de infecção. Em segundo lugar, o uso de duas máscaras, como uma máscara facial descartável e uma máscara de pano bonita, tem mais probabilidade de evitar as aberturas causadas pela anatomia do rosto.

Quando devo usar duas máscaras?

Se você for fazer algo onde é improvável que aconteça aglomerações, ou que não precise encontrar muitas pessoas – como passear com o cachorro por exemplo -, o uso de máscara dupla provavelmente não precisará ser feito. Entretanto, se você estiver em um espaço fechado ou lotado, como um aeroporto ou táxi, é uma boa ideia.

É sempre bom lembrar também que uma máscara é melhor do que nenhuma. Esteja você usando uma ou duas máscaras, certifique-se de que ela cubra completamente seu nariz e boca, e que não haja grandes aberturas nas laterais, além de, é claro, se certificar que você consegue respirar confortavelmente para não sentir necessidade de tirá-la toda hora.



Fonte: Vogue



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais