Notícias

Utensílios feitos de palha de arroz são lançados pela Ikea

Compartilhe:     |  11 de julho de 2019

Imagine transformar a palha de arroz, que sobra após a colheita do cereal, em matéria-prima para a construção de objetos. Não estamos falando de uma pequena empresa artesanal e sim da Ikea, uma das maiores no setor de móveis, que está lançando a coleção Förändring na Índia.

O foco da empresa sueca com os móveis ecológicos é contribuir para a redução da poluição do ar. Isso porque o resíduo da palha de arroz geralmente é queimado e sendo a Índia um dos maiores produtores do cereal o impacto na saúde da população e na qualidade ambiental é enorme. Segundo a marca, no país estão 9 das 10 cidades mais poluídas do mundo.

A Ikea explica que Förändring, que dá nome a coleção de objetos, significa “mudança” em sueco e ilustra o desejo de contribuir para uma mudança positiva.

“Crescendo na Índia, nunca fui capaz de pensar no ar limpo como [algo] garantido, a poluição pesada do ar é parte da minha vida cotidiana e de muitas outras pessoas. A ideia de fazer algo que contribui para melhorar a situação me deu muita energia. Queríamos refletir este importante tópico nesta coleção”, diz Akanksha Deo, designer da companhia.

As peças já foram lançadas em um evento de design na Suécia, mas oficialmente só chegarão nas lojas indianas no próximo outono, que tem início em setembro. A empresa também afirma que quer levar a iniciativa para outros partes do mundo, apesar de não especificar quais seriam. Além disso, a gerente de sustentabilidade Helene Davidsson afirma que a companhia quer compartilhar o modelo piloto para que ele possa ser “ampliado e replicado por outras empresas em outras regiões e com outras culturas”.

Veja também outro projeto interessante da marca: uma cortina capaz de purificar o ar dentro de casa.



Fonte: CicloVivo - Por Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais