Notícias

Vale aposta na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade

Compartilhe:     |  9 de agosto de 2014

A mineradora Vale participa da Equipo Mining 2014 com um espaço interativo, onde o público conhece suas atividades e ações socioambientais. A Experiência Vale, como o projeto foi batizado, consiste em um estande multissensorial no qual os visitantes poderão conhecer os trabalhos sustentáveis da mineradora, como o cultivo de plantas nativas e preservação de área verde. No final da experiência, o visitante ainda ganha uma semente de ipê amarelo. A feira vai até amanhã, no Mega Space, em Santa Luzia, em Região Metropolitana de Belo Horizonte, de 13 às 21 horas. A entrada é gratuita e a expectativa é que cerca de 12 mil pessoas passem pelo local.

Ao entrarem no espaço, os participantes são imersos em uma simulação de ambiente ecológico natural, com estímulos auditivos e visuais virtuais da fauna e flora nativas. Sensores de movimento detectam a passagem das pessoas, fazendo com que projeções de árvores e folhas se movimentem nas paredes do estande. Totens digitais mostram curiosidades sobre plantas e animais, além de explicar os esforços sustentáveis que estão sendo desenvolvidos pela Vale.

Também haverá interação em mesas digitais, onde os visitantes podem inserir um card recebido no começo da experiência, para a abertura de um menu com informações sobre variadas espécies de plantas nativas para que o interessado escolha o tipo de árvore que deseja e possa fazer a simulação do plantio. Ainda é possível ter acesso a dicas sobre plantio, plantas e dicas ambientais para promover maior conscientização dos participantes. Profissionais da mineradora também darão três palestras durante a Equipo Mining, com temas ainda a serem definidos.

O evento

Único evento de demonstração ao vivo de mineração, processamento mineral e manutenção industrial da América Latina, a Equipo Mining acontece entre os dias 5 e 8 de agosto no Mega Space, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro deve gerar um volume de negócios da ordem de R$ 400 milhões. Cerca de 12 mil profissionais, entre engenheiros, técnicos, gestores e executivos dos setores de mineração, metalurgia e construção, devem passar pelos quatro dias do evento, realizado pelas revistas Minérios & Minerales e O Empreiteiro.

A Equipo Mining tem patrocínio da Vale, apoio oficial do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e de Metais Básicos (Sinferbase) e Conexpo Latin America e apoio institucional do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e Associação Nacional de Entidades de Produtores de  Agregados para Construção Civil (Anepac), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Paulista das Empresas Produtoras de Agregados para Construção (Apepac), Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras) e Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia).

Mais informações estão disponíveis em www.equipomining.com.br.



Fonte: Segs



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais