Notícias

Vaso de 2 mil anos com líquido desconhecido é descoberto na China

Compartilhe:     |  12 de junho de 2020

Arqueólogos chineses encontraram um vaso de bronze de 2 mil anos com 5,2 litros de um líquido misterioso na província de Henan, no centro da China. Segundo o site chinês China.org, a amostra foi enviada a Pequim para testes e pode revelar informações sobre a história do país.

O recipiente foi encontrado em uma tumba antiga enquanto os pesquisadores examinavam o local para um projeto de reforma. De acordo com Zhu Xiaodong, vice-chefe do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia, esse é o primeiro objeto desse tipo encontrado na cidade.

Acredita-se, pelo formato do túmulo, que ele tenha sido construído na virada da dinastia Qin (221 a.C. – 207 a.C.) para a dinastia Han (202 a.C. – 220 a.C.) a fim de abrigar um funcionário de baixo escalão, informa o site chinês. Esse foi um momento fundamental para o desenvolvimento da China, que havia sido unificada.

Os 5,2 litros do líquido serão analisados em Pequim (Foto: Reprodução/SanmenxiaArchaeology)
Os 5,2 litros do líquido serão analisados em Pequim (Foto: Reprodução/SanmenxiaArchaeology)

O formato do vaso intrigou os cientistas, que convidaram um especialista para ajudar na identificação. Gao Ruyi, veterinário sênior de um parque natural local, disse à imprensa local que “o design se assemelha ao de um cisne-branco”. Os arqueólogos especulam que os artesãos antigos possam ter observado os animais de perto para criar o objeto de uma forma tão realista.

O site Archaeology.org relata que a equipe de especialistas também encontrou um capacete de bronze, uma bacia de bronze, espadas de ferro e jade. Ainda não se sabe por que esses itens foram enterrados, mas provavelmente pela crença de que seriam usados ​​pelos falecidos na vida após a morte. O líquido misterioso, por sua vez, será submetido a análises químicas para estabelecer sua identidade.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais