Notícias

Vegetal oferece todos os nove aminoácidos essenciais e proporciona benefícios à saúde

Compartilhe:     |  24 de maio de 2021

Mankai (Wolffia globosa) é uma planta aquática verde originária do sudeste da Ásia. Ela tem um sabor e textura neutra, sendo fácil de incorporar em variadas receitas, é rica em nutrientes e oferece diversos benefícios à saúde, sendo apontada em pesquisas como promissora no controle de açúcar no sangue.

O mankai é um vegetal bem pequeno, por isso, tem sido comercializado em cubos congelados que podem ser acrescentados a smoothies de frutas, molhos, massas, saladas e diversas outras receitas, sem interferir no gosto, mas acrescentando bastante em termos nutricionais.

Informações nutricionais

O mankai possui 45 calorias, 1 grama de gordura total, 5 gramas de carboidratos, 4 gramas de fibra e 5 gramas de proteínas, sendo uma fonte completa que fornece todos os nove aminoácidos essenciais e seis aminoácidos condicionais.

Além disso, o mankai é livre de colesterol e açúcar e tem baixo teor de sódio. Também é fonte rica em vários outros nutrientes, incluindo vitamina K, folato, vitamina A, zinco, ferro e gorduras ômega-3.

Benefícios do mankai para a saúde

Fonte de vitamina B12

Pesquisas mostraram o mankai com uma fonte de vitamina B12. Um estudo publicado na revista Nutrients, por exemplo, examinou a presença de B12 em uma cepa de mankai cultivada para determinar sua bioatividade e absorção em humanos. Os 294 participantes se dividiram em três grupos que receberam orientações diferentes.

O primeiro grupo, de orientações dietéticas, recebeu orientações básicas de uma dieta saudável para promoção da saúde. O grupo mediterrâneo foi instruído a adotar uma dieta mediterrânea com restrição calórica suplementada com 28 gramas por dia de nozes. Por fim, o terceiro grupo seguiu uma dieta mediterrânea verde que evitava carne vermelha e processada e incluía 100 gramas de cubos de mankai congelados.

Amostras de sangue dos indivíduos foram coletadas no início da experiência e após 18 meses. Os resultados mostraram que os níveis de vitamina B12 no sangue aumentaram 5,2% no grupo de controle, 9,9% no grupo mediterrâneo, e 15,4% no terceiro grupo, que consumiu mankai.

A vitamina B12 é uma das oito vitaminas do complexo B que auxilia no processo de produção de energia para o corpo, ajuda a manter as células nervosas saudáveis, permitindo o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso, ajuda a produzir e regular o material genético do corpo, o DNA e RNA, a manter o ferro no corpo e também auxilia na produção de glóbulos vermelhos.

Sua deficiência traz uma série de consequências para o organismo, incluindo anemia perniciosa. É comum que grupos específicos, como vegetarianos e veganos, tenham que suplementar a vitamina B12 por ela só ser encontrada em fontes de proteína animal. Sendo assim, o mankai é uma opção vegetal de B12 que pode beneficiar a saúde de todos.

Apesar desses resultados, alguns nutricionistas defendem que a B12 presente em vegetais não é utilizável pelo organismo. Dessa forma, são necessários mais estudos para comprovar a real eficácia do mankai no fornecimento deste tipo de vitamina. Procure orientação médica ou de nutricionista para obter maior segurança em suas decisões dietéticas.

Ajuda no controle de açúcar no sangue

Um estudo publicado no Diabetes Care investigou a influência do mankai nos níveis de açúcar no sangue. Para isso, os pesquisadores compararam o consumo de um shake mankai com a ingestão de um shake de iogurte com o mesmo valor de carboidratos, proteínas, gorduras e calorias.

Depois de duas semanas de monitoramento, foi possível constatar que as pessoas que beberam o shake com mankai mostraram um resultado muito melhor na saúde, incluindo níveis de pico de glicose mais baixos, níveis mais baixos de glicose em jejum matinal e evacuação de glicose mais rápida.

Os pesquisadores também concluíram, com isso, que o mankai é um forte candidato a ser considerado um superalimento.

A produção é sustentável?

A produção de mankai é considerada sustentável do ponto de vista ambiental. O vegetal é cultivado em ambiente fechado, em um ecossistema seguro. O sistema de cultivo é hidropônico, utiliza pouca luz e pouca água e não tem resíduos.

Além disso, o sistema é adaptável, permitindo que o mankai possa ser cultivado em qualquer local e de forma totalmente natural, sem processar e sem ser transgênico. A massa do mankai pode dobrar a cada 72 horas e ser colhida durante todo o ano.



Fonte: Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais