Notícias

Veja como recuperar o corpo depois da maratona da folia

Compartilhe:     |  7 de março de 2019

E o carnaval chegou ao fim. Para quem curtiu os dias de folia, a energia também está esgotada. A Quarta-feira de Cinzas é o dia oficial de recuperar as energias para enfrentar o que resta desta semana. O primeiro passo é descansar.

— O sono é extremamente importante, ele é um dos reguladores do sistema neurológico e endócrino. Durante o sono, ocorre o efeito de reparação, tanto da fadiga física quanto da memória. A privação de sono nos dias de folia acaba desequilibrando o organismo. Por isso, é preciso recuperá-lo — explica Bruno Duccini, clínico geral e gastroenterologista na unidade de São Conrado da policlínica Granato.

Para quem exagerou na bebedeira, é preciso desintoxicar o corpo, jogando para longe as toxinas que causam a ressaca no corpo.

— É recomendável a ingestão de alimentos leves e antioxidantes, frutas e chá de boldo. Elas vão neutralizar o efeito do acetaldeído, causador da dor de cabeça e do mal-estar da ressaca. O gengibre possui ação antiemética (combate sintomas como enjoo, náuseas e vômitos), anti-inflamatória e desintoxicante, o que ajuda a melhorar o desempenho do sistema digestivo — indica Juliana Pandini, coordenadora de nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa.

Na preparação dos alimentos, vale uma dica: usar limão para temperar os pratos, para evitar a necessidade de usar sal.

A hidratação, bem prejudicada nos casos de folia por causa do consumo de bebidas alcoólicas associadas ao suor causado pelo calor, também deve ser reforçada.

— Além de muita água, sucos naturais e água de coco são importantes para hidratar o corpo que perdeu muito líquido. A desidratação causa mal-estar e faz com que o desânimo tome conta, até mesmo na realização das atividades mais simples — explica Samara Lopes, nutricionista da clínica Renewmed.



Fonte: Extra - Evelin Azevedo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Projeto de lei ‘Animal não é coisa’ é aprovado pelo Senado

Leia Mais