Notícias

Veja o jeito certo de proteger as crianças dos perigos do sol no verão

Compartilhe:     |  4 de janeiro de 2015

A sombra é necessária, mas a proteção contra o sol depende de outras coisas, exige outros cuidados. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as crianças precisam dessas providências desde muito cedo: ainda bebês.

Para aliviar esse sol de janeiro, só a água fresca da piscina. Mas para suportar todo o poder dos raios ultravioleta, são precisos mais cuidados do que simplesmente usar o protetor solar – principalmente nas crianças a partir dos seis meses de idade.

Repórter: E o filtro o solar? Passou em todo mundo?
Banhista: Todo mundo. É preciso, né?  A gente entrou meio dia.
Repórter: Agora são quase 15h30. E vocês estão ainda na água
Banhista: Estamos na água. Claro, né?

Para os especialistas, proteção solar é um conjunto de várias atitudes: escolher horário adequado para se expor, nunca entre 10h e 16h; usar roupas leves para se proteger; proteger os olhos e procurar, de preferência, uma sombra. Só o creme com protetor solar é pouco para enfrentar o sol.

Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as pessoas não usam a quantidade ideal de filtro solar. O correto é aplicar 40 ml nos adultos de até 70kg e 20 ml nas crianças de até 35 kg,

“A proteção solar faz parte no processo educacional da criança porque as consequências de uma proteção solar inadequada virão mais tarde”, ensina Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O melhor efeito do filtro solar acontece meia hora depois de aplicado. É preciso repetir a aplicação a cada duas horas ou após entrar na água. “No Brasil, nós temos uma radiação ultravioleta muito intensa. É um país tropical e isso não pode ser esquecido”, lembra Marcos Maia.

Repórter: Você já está na água há três horas?
Banhista: É, mas já estamos indo embora.
Repórter: Já está muito forte o sol.
Banhista: Está muito forte.
Banhista: Vai embora agora.
Miguel: Agora vou.



Fonte: Jornal Nacional



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais