Notícias

Viaduto garante travessia segura de animais selvagens, nos EUA

Compartilhe:     |  20 de dezembro de 2020

O estado de Utah, nos EUA, é composto por vastas áreas de deserto e paisagens de tirar o fôlego. Entretanto, possui uma rodovia que já foi apelidada de “linha de massacre” por ali morrerem muitos animais todos os anos. O indigesto contraste não combinava com o estado que atrai amantes da natureza de diversas regiões. Para amenizar o problema, a gestão decidiu criar um viaduto para animais.

A Interstate 80, segunda maior auto-estrada do país, é uma das estradas mais mortais para os animais. No pior trecho – que se estende por 20 quilômetros – 122 veados, 13 alces, quatro uapitis e três onças-pardas foram atingidas em dois anos. Foi exatamente neste local que, em 2018, foi inaugurado uma grande estrutura que conecta duas áreas vegetadas.

Usando troncos e pedregulhos, a ponte recria a paisagem natural ao redor. Para desenvolver o projeto foi preciso diversos estudos, inclusive para entender os padrões migratórios da vida selvagem local.

Uma filmagem divulgada em novembro pelo órgão governamental “Utah Division of Wildlife Resources” mostra que os animais já estão usufruindo da travessia segura. “Está funcionando! Agradecemos ao Departamento de Transporte de Utah e à Universidade Estadual de Utah por monitorar o viaduto. Como você pode ver, o segundo ano deste viaduto foi bem-sucedido em ajudar a vida selvagem a migrar com segurança pela movimentada Interstate 80 e ajudar os motoristas a ficarem muito mais seguros também”.

Além da ponte, foram construídas cercas nos dois lados da rodovia. Desta forma, os animais são guiados a usarem a ponte e evita que eles cruzem trechos perigosos. Confira o vídeo aqui.

Construir travessias seguras para animais em grandes estradas é fundamental para reduzir a perda da fauna e evitar acidentes envolvendo motoristas. Também chamadas de “pontes vivas”, estas passagens verdes ainda embelezam as estradas.



Fonte: CicloVivo - Por Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais