Trilhas da Paraíba

Vieirópolis

Compartilhe:     |  23 de novembro de 2019

Resultado de imagem para vieirópolisO município de Vieirópolis, no Sertão da Paraíba, na microrregião de Sousa, limita-se com o Estado do Rio Grande do Norte e com os municípios de Uiraúna (14km), São João do Rio do Peixe (21,5km), Sousa (25km) e Lastro (13km). Fica a450 km de João pessoa. A temperatura média anual desse município oscila em torno de 27°C. Apresenta uma vegetação de Caatinga com presença de Oiticica.

História

Imagem relacionadaOs primórdios da formação do município de Vieirópolis estão relacionados com a união de duas datas de sesmarias conhecidas como Genipapeiro e Serra Branca. Pertenciam a uma herdeira conhecida como Emanuela. As datas foram repassadas para José Gonçalves Vieira da Costa e Silva, vindo da Bahia no início da década de 1830.

As datas foram transformadas na Fazendas Palestina. Ali formou-se o clã dos Vieira, inicialmente composto de oito irmãos: Antônio Vieira, Raquel Vieira, Manoel Nascimento, José (Zeca) Vieira, Joaquim (Kinô) Vieira, Constantina Vieira e Maria (Dona Torô) da Coneceição.

Dos casamentos entre primos de primas formou-se a grande família dos Vieira de Serra Branca. Eram senhores de grandes rebanhos, alambiques, locomóveis, bolandeiras de descaroçar algodão e de casas de farinha. Eram detentores do poder político local. Um dos Vieira, apelidado “R” – Hermengildo iniciou em 1938 a construção da igreja de Senhora Sant’Ana foi doado pelo famoso beato João de Moura. Nos dia 25 de julho de 1940 foi inaugurada a igreja do então povoado de Serra Branca.

Vieirópolis é uma jovem cidade, já que tem apenas 23 anos de emancipação política, o que ocorreu no dia 29 de julho de 1994.

Resultado de imagem para vieirópolisO Município possui muitas belezas naturais, e esse aspecto traz muitos turistas para conhecer a cidade. Dentre essas belezas, podemos destacar: A Serra Das Araras, o Olho d’água (que abastece a população), a Pedra do Letreiro (que contém as escrituras rupestres), e muitos outros.

Em época chuvosa, podemos apreciar as belíssimas cachoeiras que caem nas pedras da famosa Serra das Araras.

Vieirópolis é uma cidade pequena e tranquila, mas possui muita riqueza cultural: Grupo de Teatro e Dança Didi & Lulu; Fanfarra 29 de Abril; Projovem; Peti; Brinquedoteca; Cras- Centro de Referência e Assistência Social. Esses grupos desenvolvem papeis educativos no município.



Fonte: Espaço Ecológico - Famup - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais