Notícias

Volume de latas de aço recicladas cresce 79% no 3º trimestre de 2020

Compartilhe:     |  17 de outubro de 2020

Entre julho e setembro, Prolata reciclou mais de 3,8 mil toneladas de latas e lançou campanha que vai dar bike elétrica para incentivar a reciclagem

Entre julho e setembro de 2020, o Projeto Prolata reciclou 3.835,14 toneladas de embalagens de aço, totalizando crescimento de 79% se comparado ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a setembro de 2020, a iniciativa somou mais de 12 mil toneladas de latas de aço pós consumo recicladas, um aumento de 102% em comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo os dados compilados pela Prolata, os Estados que mais reciclaram no terceiro trimestre de 2020 foram Rio Grande do Sul (1.602,90 toneladas), Paraná (1.301,53 toneladas) e São Paulo (581,61 toneladas). No compilado de janeiro a setembro de 2020, Rio Grande do Sul permanece em primeiro lugar, com 4.623,92 toneladas; mas São Paulo assume a vice-liderança, somando 3.002,27 toneladas; Paraná está em terceiro, com 2.687,29 toneladas.

reciclagem aço
Fonte: Prolata

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima. Em todo o Brasil a Prolata tem parceria com 47 cooperativas, 18 entrepostos e duas siderúrgicas, além de 46 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

“Nossa meta é chegar a 55 cooperativas e 25 entrepostos parceiros até o fim de 2020. Todo material revalorizado pelo Prolata é rastreado via notas fiscais de saída dos parceiros e entrada nas siderúrgicas parceiras, garantindo a destinação ambientalmente adequada das embalagens de aço pós consumo”, explica Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora da Prolata.

reciclagem aço

Bike elétrica para quem reciclar mais

Para incentivar consumidores a darem o destino correto às embalagens pós-consumo, a Prolata e a Triciclo Soluções Sustentáveis vão premiar com uma bicicleta elétrica o usuário triciclo que mais reciclar em 2020. Para participar, o usuário triciclo deve ser residente e domiciliado na Grande São Paulo.

Serão contabilizadas as embalagens depositadas nos Retorna Machines até a meia noite de 15 de dezembro. Não há limite diário para reciclar. “As latas de aço valem o triplo, ou seja, cada lata de aço valerá três unidades para efeitos de contagem geral”, destaca Thais Fagury.

Podem ser entregues latas de aço de tintas, alimentos e bebidas, entre outras. Além das latas de aço, o Retorna Machine recebe embalagens de alumínio, PET, vidro e Longa Vida.

“Com a campanha, pretendemos mobilizar a população a incluir em sua rotina o hábito de reciclar. Se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade cada vez mais sustentável”, comenta Felipe Cury, CEO da Triciclo.

Para mais informações sobre a campanha e regulamento completo acesse https://retornamachine.eco.br/bike-eletrica-prolata/.

O que é o Retorna Machine?

Retorna Machine funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens nas máquinas de venda reversa, adquire os “pontos triciclo”, que podem ser trocados por dedução em contas de luz da ENEL, crédito no Bilhete Único, no Cartão MTU ou Cartão BOM, créditos de celular pré-pago, créditos na PagBank ou transferência para o programa de fidelidade da livraria Saraiva (Saraiva Plus). Os pontos também podem ser doados para instituições filantrópicas.

Foto: Divulgação

A responsável pela gestão do projeto Retorna Machine é a Triciclo Soluções Sustentáveis. A parceria com a Prolata para o recebimento das embalagens de aço surgiu há dois anos. A parceria conta ainda com a siderúrgica Gerdau, responsável pela reciclagem do material de aço coletado, garantindo também a rastreabilidade.

Como participar do Retorna Machine?

Para participar do Retorna Machine, basta criar uma conta pelo site, pelo aplicativo Triciclo (basta baixá-lo na Google Play ou na Apple Store) ou em um Retorna Machine (encontre o mais próximo), depositar a embalagem pós-consumo, atribuir os pontos triciclo pelo app ou site e trocá-los pelos benefícios.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais