Notícias

WWF faz caravana e promove ações em defesa das cabeceiras do Pantanal

Compartilhe:     |  1 de outubro de 2014

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro,o WWF-Brasil realiza uma caravana com cerca de 60 pessoas para mostrar os trabalhos de recuperação da ‘Voçoroca da Parede’ em Reserva do Cabaçal, em Reserva do Cabaçal, município localizado na região noroeste do estado de Mato Grosso.

Segundo o analista de conservação do WWF-Brasil, Angelo Lima, a caravana terá a participação de representantes da sociedade civil, poder público e setor privado. “Precisamos mostrar que é possível recuperar, porém o custo é alto. É mais fácil conservar do que recuperar. Além disso, ações nas cabeceiras do Pantanal têm a intenção de mostrar que existe uma relação entre o planalto e a planície pantaneira. Ou seja, se manejamos adequadamente o uso do solo e conservamos as cabeceiras, iremos garantir água em quantidade e qualidade para o funcionamento do ecossistema pantaneiro. O trabalho mostra que é possível o diálogo entre diferentes setores para conservar e recuperar as águas do Pantanal”, explicou.

A ação é uma iniciativa do grupo coordenador do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal em conjunto com o WWF-Brasil, por meio do Programa Água para Vida, e com o apoio do HSBC. A iniciativa conta, ainda, com a ajuda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal, da Prefeitura Municipal de Reserva do Cabaçal, do Movimento pelas Águas do Cabaçal, do Consórcio Alto Rio Paraguai, do Consórcio Nascente do Pantanal e do Comitê da Bacia do Rio Sepotuba.

Programação

No período da manhã acontecerá a primeira reunião do Comitê do Cabaçal. Na ocasião, haverá depoimentos sobre o trabalho de recuperação da ‘Voçoroca da Parede’ e também o lançamento do livro “Movimento pelas Águas do Cabaçal”, que conta sobre a experiência modelo de recuperação que resultou na recuperação de 12 nascentes, em 12 hectares, reduzindo cerca de 1,5 milhões de m³ de sedimentos. As ações de recuperação geraram 20 empregos verdes com a formação de seis técnicos rurais e também a criação de um viveiro de mudas. A visita à ‘Voçoroca da Parede’ para verificação dos trabalhos ocorrerá no período vespertino.

Sobre o Pacto

A proposta do Pacto das Nascentes é uma das estratégias do Programa HSBC pela Água, uma parceira do WWF com a instituição em um esforço global para promover o uso sustentável e racional dos recursos hídricos, garantir água doce de qualidade e melhorar o saneamento ao redor do mundo.

No Brasil, a construção do pacto integra o trabalho de mobilização realizado pelo WWF-Brasil e as instituições parceiras no Mato Grosso. É voltada para a preservação e a conservação de nascentes do Pantanal e envolve governos municipais, estaduais e federais e instituições da sociedade civil para desenvolver ações de recuperação e de proteção nesses municípios. O pacto já conta com a assinatura de adesão de 72 instituições que apoiam a construção do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.



Fonte: WWF-Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais