Notícias

Zinco como prevenção à Covid-19. Quais alimentos contêm

Compartilhe:     |  11 de janeiro de 2021

O zinco é um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e diversos estudos, linkados ao longo deste conteúdo, têm apontado e comprovado que esse nutriente é fundamental para fortalecer a imunidade e evitar diversas infecções, entre as quais, a pandêmica Covid-19.

Além disso, a ingestão de zinco contribui para recuperação do corpo da ação das infecções, atenuando os sintomas, principalmente os relacionamos a comprometimentos respiratórios.

Saiba com as informações a seguir, porque o zinco tem sido recomendado por especialistas para prevenir ou ajudar na recuperação da saúde frente ao novo coronavírus.

Zinco: que mineral é esse?

Segundo a revisão clínica intitulada: Zinco: um Micronutriente Essencial, publicada na American Family Physician

“O zinco é um micronutriente essencial para o metabolismo humano que catalisa mais de 100 enzimas, facilita o dobramento de proteínas, e ajuda a regular a expressão genética.

Em suma, o zinco é um mineral que atua na produção de substâncias que fortalecem a imunidade e contribuem para o equilíbrio e a regeneração das células.

Veja mais informações sobre a importância do zinco para nossa saúde em:

Zinco no tratamento ou prevenção à Covid-19

Em  carta aberta direcionada à comunidade científica, o médico norte-americano Dr. Vladmir Zelenko, informou que vem utilizando o zinco, juntamente com outros medicamentos, como tratamento para doentes acometidos pela Covid-19, assim como tem ocorrido em países como China, Coréia do Sul e França.

Seguindo esse protocolo de tratamento, o Dr. Zalenko alega ter tido bons resultados e diversos médicos de diversos países, mostraram interesse em utilizar e incluir o zinco no protocolo no tratamento da Covid-19.

Uma das razões para a administração do zinco ter se mostrado eficaz no tratamento da Covid-19, é que esse nutriente tem sido considerado eficaz para a inibição da replicação do vírus, na modulação da resposta imunológica e na redução da expressão de citocinas pró-inflamatórias.

Vale salientar que, apesar dos resultados satisfatórios, há necessidade de mais estudos para comprovar a eficácia da administração desse suplemento, nos tratamentos contra a Covid-19.

Funções do zinco no organismo humano

O zinco é necessário para o bom funcionamento do metabolismo, tendo participação nas funções  dos sistemas:

Além destas funções, o zinco atua no combate a quadro inflamatórios, favorecendo a resistência humana às doenças infecciosas.

Outras funções que o zinco desempenha no organismo humano são:

Saiba mais funções e propriedades do zinco em:

Sintomas e doenças em decorrência da deficiência de zinco

A carência de zinco pode desencadear vários distúrbios e problemas de saúde, tais como:

Causas da deficiência de zinco

deficiência de zinco pode ser provocada por várias causas como:

Suplementação de zinco

A suplementação de zinco – quando necessária e recomendada por um médico ou nutricionista – pode ser eficaz para a prevenção de infecções, principalmente respiratórias; no combate à diarreia e baixa-imunidade, além de outros problemas de saúde gerados pela deficiência desse nutriente.

O zinco, em combinação com nutrientes antioxidantes, também pode contribuir para retardar a progressão da degeneração macular. Além disso, esse mineral pode ser  eficaz no tratamento da doença de Wilson (má absorção e acúmulo do cobre no fígado).

Reações adversas pelo mau uso do zinco

O zinco é bem tolerado, quando administrado em doses adequadas, recomendadas por um médico e sob sua supervisão.

Quando em excesso ou utilizado de forma indevida pode apresentar efeitos adversos, como:

Devido às possibilidade de reações adversas, é bom frisar que é preciso consultar um médico antes de fazer suplementação de Zinco para, além de não gastar dinheiro à toa, não colocar em risco a própria saúde.

Alimentos que contêm zinco

Alguns alimentos naturais e saudáveis são fontes de zinco, como:

Vale a pena incluir esses alimentos no dia a dia pois, além de fornecerem zinco, são fontes de outros nutrientes de vital importância. Uma alimentação saudável, rica e variada é fundamental para a saúde.



Fonte: GreenMe - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais